a mulher na historia da arte | conheça alguns dos nossos vídeos
Newsletter
Ao longo do tempo a mulher na história da arte é amplamente representada. Com diversas perspetivas e sob várias temáticas a visão da mulher e a beleza feminina de cada época e contexto são espelhadas nas obras de arte.
Com a colaboração dos nossos autores temos criado vídeos de analise de obra de arte. Um dos temas que é incontornavelmente tratado relaciona-se com a mulher na história da arte e as suas representações.
Associadas a alegorias, temáticas religiosas ou mitológicas, estas representações refletem a visão das diversas épocas e contextos históricos.
Os vídeos são acompanhados com ligações para artigos de analise de obra de arte com maior desenvolvimento dos temas tratados.
Esperamos que se encante com a genialidade de alguns dos mais famosos artistas da história da arte e que estas informações lhe sejam úteis.
Obrigado!
a mulher na história da arte | a mitologia clássica
A mitologia clássica é um tema recorrente na História da Arte e mesmo que, em certos períodos da história ela tenha sido menos retratada (ou nem tenha sido) volta e meia estamos de cara com obras que reconstituem fatos da cultura e do imaginário greco-romano.
E dentro da imensa variedade de assuntos, há um destaque para a figura feminina, que dizia respeito não apenas à época do mito, mas ao período em que foi pintada. A seguir preparei uma lista com 5 das obras que considero mais importantes dentro da temática mitológica envolvendo mulheres.
Conheça as 5 obras de arte
a mulher na história da arte | a deusa mãe
Em várias religiões se salienta a importância de uma divindade feminina, suprassumo do aspeto gerador de vida, da fertilidade, da natureza – a Deusa Mãe.
Geralmente, uma personificação da Terra, a Deusa Mãe nas civilizações pagãs é a criadora do Universo, associada a múltiplos aspetos da vida, desde a criação e procriação, à Natureza e ao trabalhar a terra, à família e proteção das crianças, mas também à cultura, linguagem e comunicação.
Conheça algumas das suas representações desde a pré-história até ao imaginário cristão, passando pelas mitologias clássicas e egípcia.
a mulher na história da arte | as 3 graças
Algumas personagens são recorrentemente representadas ao longo da história da arte. É o caso das três graças, três jovens que, segundo o poeta Hesíodo, eram filhas de Zeus e Eurínome, uma ninfa do mar com quem o deus do Olimpo teve um breve caso de amor.
As três graças chamavam-se Aglaia, Euphrosyne e Thalya, e estavam sempre juntas. Além do amor e da beleza, as jovens também eram associadas à natureza, criatividade, fertilidade, charme, esplendor e alegria, ou seja, graças.
Embora nos mitos as três graças sempre tenham aparecido como auxiliares da deusa, na arte elas tornaram-se protagonistas de inúmeras obras, desde a antiguidade até os dias atuais. E com isso, serviram para representar não só os personagens mitológicos, mas também o ideal de beleza feminina de cada época e para cada artista.
Vamos fazer uma viagem pela história da arte acompanhando estas três simpáticas personagens.
Conheça mais vídeos sobre História da Arte no nosso canal Youtube
Rute Ferreira
Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com. Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.