Mulheres e Mitologia na História da Arte:
Como os artistas retrataram as mulheres e mitologia em vários momentos da História da Arte.
A mitologia clássica é um tema recorrente na História da Arte e mesmo que, em certos períodos da história ela tenha sido menos retratada (ou nem tenha sido) volta e meia estamos de cara com obras que reconstituem fatos da cultura e do imaginário greco-romano.
Mitologia
De um modo geral, a mitologia era uma maneira que os gregos, assim como outros povos, tinham pra explicar não só os fenômenos diários, mas até o fato de se apaixonar por alguém.
O nascer e o pôr do sol, por exemplo, eram tarefa de Apolo (ou de Helios), que dirigindo seu carro, iluminava o mundo. Eros, por sua vez, lançava suas flechas para que os mortais – e mesmo deuses – se sentissem amorosamente atraídos uns pelos outros. E isso se refletia na arte do período, em vasos, esculturas e na dramaturgia.
Com o declínio dessas culturas, em parte pela dominação cristã, esses temas foram abandonados, até que com o Renascentista, por volta do século XIII, ele foi retomado e acabou se tornando um tema favorito dos artistas da época. Com os movimentos que se seguiram, ora a mitologia era um grande tema, ora ninguém queria saber.
Uma coisa é certa: algumas das maiores e mais importantes obras de arte da humanidade tem na mitologia clássica o seu assunto central.
E dentro da imensa variedade de assuntos, há um destaque para a figura feminina, que dizia respeito não apenas à época do mito, mas ao período em que foi pintada. A seguir preparei uma lista com 5 das obras que considero mais importantes dentro da temática mitológica envolvendo mulheres e mitologia .
Pode ver análise de mais detalhe de cada uma destas obras carregando no título ou na imagem