HECATE (1795), de William Blake (1757-1827)

Newsletter

Hecate por William Blake | a deusa grega do submundo

A deusa grega do submundo foi retratada em 1795 por William Blake, conhecido pela sua pintura “fantástica”.

Autora: Rute Ferreira

O mito

A mãe de Pã, Circe e Cila e deusa do submundo era, segundo a mitologia grega, responsável por enviar os terrores noturnos aos homens. Nas histórias, ora ela aparece como deusa, ora como titã, ora como feiticeira.

Estava ainda ligada à lua e aos partos, e à comunicação entre vivos e mortos. Originalmente, Hecate não estava ligada ao submundo, mas um desentendimento com Hera fez com que a deusa precisasse se esconder sob um lençol, tornando-se impura.

Tal desentendimento aconteceu porque Hecate ajudou Europa, que tivera um romance com Zeus, quando essa fugia da deusa traída. Por ordem do próprio Zeus ela foi purificada, e a ter um papel importante nos domínios do Tártaro. Embora esse papel seja sempre relacionado Perséfone, vale destacar que foi a Hecate quem ajudou a mãe da moça raptada em sua busca.

Hecate por William Blake

Na representação do inglês William Blake, que também foi poeta, há uma forte carga dramática.

O fundo da cena é escuro, e o arranjo dos elementos conota um espaço fechado, lembrando uma espécie de caverna. Hecate está no lado direito do quadro, olhando para o lado oposto, onde aparecem alguns animais: um burro e uma coruja, facilmente identificáveis, uma cabeça de crocodilo e um estranho morcego com cara de gato.

Ao lado da deusa aparecem dois jovens, um homem e uma mulher, mas não podemos ver seus rostos, ocultos pelo corpo de Hecate, que veste uma saia preta, e segura um livro com a mão direita, certamente um livro de magia, confirmando seu caráter de feiticeira.

Um constante jogo entre os tons escuros e claros da pintura atrai o olhar para o trio.

Cursos e e-books relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu