DANAË (1907), de Gustave Klimt (1862-1918)

Newsletter

Gustave Klimt realizou esta pintura a óleo em 1907, retratando o mito de Danaë, mãe de Perseu.

Por: Rute Ferreira, autora do e-book Mulheres, arte e mitologia grega – deusas

 

Mulheres e Mitologia 2

Danae, Gustave Klimt, 1907

Gustave Klimt – o mito de Danae

Mitologia Greco romanaO supremo senhor do Olimpo, Zeus, era reconhecido pelas infidelidades frequentes à esposa, Hera. Muitas vezes, chegava a se disfarçar de outras figuras para realizar o intento de dormir com alguma bela jovem que chamasse sua atenção.

No caso de Danaë, entretanto, não foi o ciúme da deusa que o fez se metamorfosear em chuva de ouro, mas sim o pai da jovem, Acrísio.

Ao consultar o oráculo, soube que seria morto pelo neto, então cuidou de trancar a princesa numa torre, constantemente vigiada.

Sem possibilidade de possuí-la por vias normais, Zeus se transforma então em uma chuva de ouro e fecunda a moça por um orifício no teto da torre (há quem interprete essa leitura dizendo que, na verdade, Zeus subornou os guardas, daí a “chuva de ouro”). Dessa união nasce Perseu, o mesmo herói que mata Medusa e mais tarde salva Andrômeda.

Gustave Klimt , que foi um pintor simbolista austríaco, retratou o momento em que Danaë é tomada pelo senhor dos céus e líder do Olimpo. Ela está deitada, vista de lado, com o seio à mostra e as pernas levantadas, enquanto vem a chuva.

Na representação klimtiana, a princesa não está acompanhada de outros elementos ou seres – como na homônima de Correggio – mas está sozinha, revelando um momento de total intimidade. Seus cabelos ruivos espalham-se pelos ombros e costas, e sua face com um leve rubor evidenciam o ato sexual e a excitação.

Ao lado dela, pode-se ver um fino tecido de seda, que pode ser uma lembrança da linhagem da moça.

A qualidade bidimensional da figura é uma das marcas mais relevantes do autor e sua opção em focar o ato sexual sem a presença de outrem, que não a própria Danaë, deixa claro a escolha pelo erótico do mito.

Conheça os curos e e-books da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu