Arte online | A Internet e o mercado de arte

Cada vez mais podemos falar de Arte online pois a internet faz parte do cotidiano de quase todas as pessoas no planeta.

São inúmeras as suas funções, e ela tem sido fundamental no processo crescente de globalização. Nesse cenário, a arte também está inserida, de muitas formas.

Dos leilões virtuais às encomendas solicitadas pelas redes sociais de artistas, a internet vem sendo uma aliada da relação mercadológica entre arte e compradores.

A Arte online é hoje uma realidade incontornável.


Texto: Rute Ferreira. Curso Online Mercado de arte.

Imagem de capa: As Mulheres de Argel, Pablo Picasso, um dos quadros mais caros vendidos em leilão (a venda da tela foi concretizada por telefone em 2015.


Vamos analisar alguns casos de Arte online ou da relação entre a internet e o mercado da arte.

Leilões virtuais de Arte online

Embora leilões remotos já sejam uma prática comum, por telefone, a internet ampliou ainda mais o mercado. O interessado pode dar seu lance de qualquer lugar, e com a criação de plataformas que reunem várias casas de leilão no mesmo endereço, o mercado fica ainda mais competitivo.

arte online exemplo

Escultura de Victor Brecheret, leiloado em Brasília em 2016. O leilão aceitou lances on line. Fonte da imagem: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/06/leilao-poe-500-obras-de-arte-venda-em-brasilia-por-tres-dias.html

 

Em leilões mistos, ou seja, presenciais e virtuais, as participações virtuais podem chegar a mais de 60% do total.

Embora estejamos acostumados a altos preços quando se fala em leilão, a verdade é que as vendas online tornaram esses preços mais atrativos para o consumidor comum.

Sites Especializados

Os sites especializados na venda de Arte online , como aqueles de galerias ou plataformas de artistas, também vem movimentando o mercado da arte. São milhares de sites que oferecem obras de arte, especialmente de autores contemporâneos, cobrando alguma comissão ou vendendo diretamente.

Quando se trata de uma galeria que virtualiza seu serviço, ela basicamente amplia aquilo que já faz presencialmente, ou seja, representar artistas na venda de suas obras. Com o site, o interessado pode buscar diretamente o artista que mais lhe agrada, ou ainda fazer a pesquisa via gênero ou preço da obra.

Redes sociais

Outro aliado dos artistas contemporâneos no que se refere à venda de arte online são as redes sociais. Alguns artistas chegam a receber a encomenda diretamente pelas caixas de entrada das redes, evitando assim que o usuário precise remeter um e-mail.

A lógica é simples: quanto mais seguidores tiver o artista, quanto mais interagir com eles, tanto maior será sua visibilidade e consequente demanda.

Crowfunding

crowfunding é um sistema de contribuição coletiva e tem sido a solução para a execução de diversos projetos, não apenas na área de arte, mas para muitos pequenos empreendimentos que trariam benefício coletivo e cujos idealizadores não podem arcar sozinhos com seu valor – desde criadores de aplicativos a projetos educacionais.

Esse sistema vem sido adotado por muitos músicos que não possuem contratos com grandes gravadoras e por escritores, coletivos teatrais e projetos de ensino e pesquisa em artes visuais.

Trata-se de um mecenato coletivo.

Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Cursos e e-books da autora

1 Comentário. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu