O que vai aprender no curso de curador de arte a distancia ?

Conheça as primeiras palavras sobre o curso de curador de arte a distancia pela autora.

Primeiras palavras sobre o curso de curador de arte a distancia

Visitar um museu ou uma galeria de arte é uma atividade que a maioria das pessoas já fez pelo menos uma vez em sua vida. Nesses espaços, existe um diálogo cultural permanente e multifacetado acerca da arte, baseado no que está sendo exposto.

Uma exposição de uma obra de arte – ou mais necessariamente de um conjunto delas – é uma atividade que exige cuidado, dispende trabalho e demanda um conjunto de ações organizadas de gerenciamento, logística e preservação das obras que são apresentadas ao público. O curso de curador de arte a distancia trata precisamente destas ações e seu encadeamento.

A curadoria de arte é pois uma atividade centrada na exposição de arte.

Pode ficar a saber mais sobre O que é curadoria de arte e que tarefas envolve neste artigo.

Mas o que é uma exposição? Esta é a primeira questão respondida no curso de curador de arte a distancia

Entende-se por exposição, em arte:

a exibição pública de objetos dispostos com o objetivo de comunicar um conceito ou uma interpretação da realidade. Pode ser de caráter permanente ou temporário, fixa ou itinerante.” (disponível na página Cultura – Minas Gerais, Brasil).

Ela é, antes de mais nada, uma forma de comunicação.

Quando o público visita uma exposição, ele pode ignorar decerto todo o trabalho que antecipa o que ele está sendo convidado a ver.

Não cabe ao espectador saber o valor do seguro pago em uma obra de arte que saiu da América para uma exposição na Europa, tampouco compreender como cada pintura ou escultura foi escolhida para estar ali. Esse conhecimento é tarefa de quem faz a curadoria e organização de uma exposição.

curso de curador de arte a distancia im 1

É essa pessoa, o curador de arte – ou mais geralmente um conjunto de pessoas – que deve ter conhecimento de cada etapa do processo de exposição, do início ao fim.

No curso de curador de arte a distancia iremos igualmente explorar quais os espaços de exposição atualmente

Falamos em museus e galerias quando pensamos em exposição, porque tradicionalmente são os lugares associados a esse tipo de atividade. Porém, como você vai poder verificar no decorrer do nosso curso, as fronteiras semânticas e estéticas são hoje questionadas. Podemos falar, inclusive, na internet como um espaço de exposição.

Pode ficar a saber mais sobre a internet enquanto espaço de exposição no artigo sobre a internet e a arte atualmente.

Além da não utilização de espaços convencionais, outros ambientes, como cafés, restaurantes, escolas e empresas também podem ser um espaço de exposição de obras de arte. Tudo depende do que se espera expor, de como se pretende expor, quais os objetivos e o caminho para se fazer a mediação.

No curso de curador de arte a distancia vai aprender a definir os objetivos de uma exposição

De toda forma, uma exposição envolve um número considerável de pessoas e tarefas. Antes de mais nada, nenhuma ideia de exposição pode surgir do nada. Ela precisa ser bem justificada.

Uma exposição precisa ter um objetivo, que pode ser desde a venda das obras de arte expostas até a apresentação de artistas iniciantes, ou o acesso cultural. Os objetivos são vários e cada evento haverá de ter o seu.

Um dos aspectos mais delicados da montagem de uma exposição sem dúvida é a curadoria.

A curadoria de obras de arte é basicamente o processo de escolha daquilo que será apresentado. Essa etapa envolve também a manutenção e preservação do acervo selecionado.

curso de curador de arte a distancia im 2

MoMA, nos EUA. Foto: Reprodução. 

Conheça este museu de Nova Iorque

Do planejamento à montagem e avaliação

Cada detalhe precisa ser previamente planejado e organizado de forma que o objetivo, seja ele qual for, possa ser cumprido plenamente. E é sobre isso que vamos falar no nosso curso de curador de arte a distancia .

Os aspectos da curadoria e montagem serão aqui considerados de forma interdependente, do planejamento ao encerramento da exposição.

curso de curador de arte a distancia im 3A montagem de uma exposição é, antes de tudo, um trabalho de mediação cultural. Isso significa que perpassa pelo setor educacional. Quando você organiza e expõe obras de arte em determinado ambiente você está se comprometendo com a educação cultural de um número de pessoas, que podem estar acessando aquele espaço pela primeira vez.

Isso é sério e importante, e aumenta ainda mais a responsabilidade do curador para que todo o seu roteiro seja organizado.

No curso de curador de arte a distancia vamos conhecer algumas exposições que geraram polémica e fizeram história

É importante mencionar também que, embora esse não seja um curso de história, analisaremos casos de exposições importantes, como a exposição dos Impressionistas na França do século XIX e Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil.

Esses conhecimentos são importantes porque nos levam a perceber uma exposição como um acontecimento histórico, um marco, e podemos nos perguntar o que essas exposições tiveram de tão impactante.

Outro ponto a ser analisado serão as exposições mais polêmicas da história, como a que propagava a arte degenerada, que aconteceu na Alemanha, idealizada pelos nazistas, e recentemente o queer museu, exposição que gerou controvérsias no Brasil.

Analisar, compreender e refletir sobre esses acontecimentos é importante porque desloca a exposição de um lugar que é só estético e nos faz observar como ela pode ser também uma atividade política, por exemplo.

Questões pertinentes à legislação cultural, salvaguarda, preservação de bens culturais, entre outros, também serão discutidos aqui.

curso de curador de arte a distancia im 4Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires, Argentina. Foto: Reprodução. Fonte.

Quer saber qual a diferença um curador de arte e um museólogo? Leia o artigo


Qual o enfoque do curso de curador de arte a distancia

O enfoque do nosso curso então é apresentar situações práticas aliadas à teoria que sustenta cada uma delas nas seguintes dimensões:

  • Estética
  • Cultural
  • Educacional
  • Política
  • Econômica
  • Aplicação de leis
Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Cursos e pacotes de cursos relacionados com curadoria de arte

1 Comentário. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu