Curador ou Museólogo: Qual a diferença?

Newsletter

Qual é a diferença de funções entre um curador e um museólogo?

Atualmente, surgem diversas dúvidas a respeito das denominações a respeito da profissão de curadoria e de museologia.

A princípio a tendência é acreditar ter a mesma finalidade. Contudo, ao esmiuçarmos seus conteúdos significativos, encontramos algumas diferenças.

Artigo de Emília Mori. Autora do curso online certificado Linhas gerais da gestão museológica.

O curador

A origem da palavra curador vem da palavra em latim “tutor” – pessoa com a responsabilidade de cuidar.

Assim, curadoriacurador é a função da pessoa que possui a responsabilidade da administração dos objetos e exposições de uma instituição.

Os curadores podem ser de Instituições Públicas ou Privadas.

De acordo com a Fundação Nacional de Artes (2012) – órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) – a denominação surgiu em meados do Século XX.

E a denominação de curador designa a pessoa que desempenha o papel de cuidar, preservar uma exposição de arte desde a ideia até seu gerenciamento.

A função do curador é primordial, pois numa exposição tanto o modo a posição dos objetos como a iluminação – a partir de um conceito ou tema – traz diferenças na significação das obras e o que podem nos revelar, ressaltar ou confirmar.

O Museólogo

No tocante ao Museólogo é a pessoa dedicada especialmente em gestão, pesquisa e comunicação interna ou externa dos museus, com a finalidade de promover  a cultura, a educação e as representações da sociedade.

curso de museologia a distancia

Carregue na imagem para ver mais

 

Assim, as atribuições do museólogo seriam a classificação, a conservação, a exposição das pecas.

Além do planejamento e implementação dos processos da documentação dos acervos, arquivamento de peças e indexação de documentos, bem como administrar as coleções, promover aquisições e realizar intercâmbios entre os museus.

 

O museólogo realiza tanto a parte do trabalho com os acervos históricos quanto com os acervos artísticos, científicos, culturais e coleções particulares.

Enquanto o curador decide se algum objeto deve passar por restauro, o museólogo já possui a competência para promover tal ato e acionar os mecanismos para a realização dos respetivos trabalhos de restauro ..

O curador se atém mais à parte da História da Arte, enquanto o museólogo pode atuar em várias áreas como meio ambiente, ciência e tecnologia.

O curador possui aptidão para a concepção, ideia e realização de uma exposição.

O museólogo possui a capacidade das pesquisas, processos de documentação, arquivamento e indexação de documentos, classificação de todo acervo.


Referências Bibliográficas:

1.Criador de arte prepara, concebe e monta exposições. Guia de Carreiras. !8 de outubro de 2010. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Curador_(artes) . Acesso em 10 de dezembro de 2018.

 

2.Museologia. Postado em 18 de dezembro de 2013. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museologia. Acesso em:12 de dezembro de 2018.


Pode ter interesse nos cursos online com certificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu