O que é o crowfunding em projetos culturais?

Newsletter

O crowfunding ou financiamento coletivo constitui atualmente uma das fontes de financiamento de muitos projetos culturais. A Internet e a possibilidade de criação de plataformas digitais muito tem contribuído para o sucesso desta forma de financiamento.

Este artigo tem por objetivo dar a conhecer o que é e como funciona o sistema de crowfunding de projetos culturais e sociais.


Por: Rute Ferreira, autora do curso Mercado de Arte.


O que é o crowfunding de projetos culturais

crowfunding é um sistema de contribuição coletiva e tem sido a solução para a execução de diversos projetos, não apenas na área de arte, mas para muitos pequenos empreendimentos que trariam benefício coletivo e cujos idealizadores não podem arcar sozinhos com seu valor – desde criadores de aplicativos à projetos educacionais.

Como funciona o crowfunding de projetos culturais

Geralmente o sistema é montado com base numa estrutura tudo ou nada. É feito o orçamento do projeto e definida uma data de início e fim das coletas de contribuições.

Se a campanha alcançar a meta até a data prevista, o dinheiro arrecadado é repassado ao projeto, que pode enfim ser realizado e seus patrocinadores recebem presentes (se você apoia um músico a lançar um CD, por exemplo, é possível que ganhe a primeira cópia do CD quando do lançamento).

Se a meta não for superada, entretanto, o dinheiro é devolvido aos usuários.

Qual o princípio do crowfunding de projetos culturais

O princípio  básico do financiamento coletivo é o rateio do valor necessário para o projeto.

Vamos supor que você precise fazer um projeto que visa ensinar técnicas de pintura para crianças da sua comunidade. Digamos que entre a manutenção do local e a compra de materiais você precise de algo em torno de $20.000,00.

Colocando seu projeto numa plataforma de financiamento coletivo, cada pessoa pode ajudar com $10,00 ou $20,00. É um valor muito pequeno para cada pessoa, mas que ao ser somado com o de todos que se comprometam a ajudar, alcança sua meta estabelecida.

Sua proposta deve ser feita e amplamente divulgada, para que atinja o maior número possível de pessoas, uma vez que todos são colaboradores em potencial.

Quem utiliza o crowfunding de projetos culturais

Esse sistema vem sido adotado por muitos músicos que não possuem contratos com grandes gravadoras e por escritores, coletivos teatrais e projetos de ensino e pesquisa em artes visuais.

Trata-se, na realidade, de um mecenato coletivo. O projeto torna-se viável graças à parceria com aqueles que se identificam com ele.

Você pode ver abaixo o caso de um projeto que se tornou possível graças ao investimento anônimo de milhares de pessoas.

Em 2016, no Brasil, a galeria OÁ, localizada em Vitória – ES, entrou na plataforma de financiamento coletivo com o projeto Cá Entre Nós, visando fomentar a  criação artística local.

Um artista representado pela galeria, Fredone Fone, foi incumbido da tarefa de produzir um projeto de pintura na rua. Ele então propôs que o trabalho fosse realizado por artistas da própria comunidade. O projeto avaliado em 3 mil reais arrecadou 3.740 reais e proporcionou a compra de todo o material para a execução do projeto.

Além disso, quem colaborou com valores acima dos 30 reais recebeu recompensas como gravuras e pinturas.


Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Da autora

1 Comentário. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu