6 metas para o novo ano a partir de algumas pinturas inspiradoras !

Newsletter

Chegou o Novo Ano! E, claro, o tempo de estabelecermos metas tanto profissionais como pessoais. E que tal olharmos para algumas pinturas inspiradoras antes de começarmos?

Este ano não vai falhar! Em lugar de uma lista infindável de metas a atingir ao longo do novo ano vamos estabelecer apenas 6.

Inspiradas em pinturas inspiradoras de grandes artistas da arte brasileira, 6 metas para que nos vão fazer encarar o novo ano de forma tranquila.

Texto de Rute Ferreira, autora de cursos de Análise de Arte e História da Arte

Então, pinturas inspiradoras para as nossas metas de ano novo

1 – Ler um livro por mês

Pinturas inspiradoras de Almeida Júnior. Rapariga lendo um livro

Almeida Júnior, Leitura, 1892, Museu de Arte de São Paulo (MASP)

 

A leitura é um exercício fantástico para o nosso cérebro, e uma atividade que costuma ser prazerosa.

Contudo, se você ainda não adquiriu o hábito de leitura, mas conhece os benefícios e quer começar, meu conselho é começar pequeno.

Um livro por mês é o bastante pra você começar a se apaixonar pela leitura, transformá-la em um hábito e não numa atividade maçante.

Se estiver com vontade de colocar a leitura como uma das metas para 2025 inspire-se nessas duas pinturas inspiradoras de Almeida Júnior (1850-1899).

Almeida Júnior, Moça com livro, Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Almeida Júnior, Moça com livro, Museu de Arte de São Paulo (MASP)

 

2 – Cultivar um novo hobby

Tocar um instrumento

Ter um novo hobby pode ser uma das suas metas para 2025 . Arte Moderna Cursos online

Você pode aprender a tocar um instrumento, como nesta pintura Flautista, de Cândido Portinari, (1903-1962).

Aos 15 anos, o jovem Cândido iniciou sua educação formal em arte no Rio de Janeiro.

Aos 25, recebeu um prêmio que lhe permitiu passar um ano estudando na Europa, e se deparou com movimentos de vanguarda como o Expressionismo e o Cubismo.

A sua técnica de pintura estava em sintonia com os grandes movimentos de vanguarda artística europeia.

Portinari pintou quase cinco mil pinturas inspiradoras e alcançou prestígio nacional e internacional raramente conquistado por outros artistas brasileiros.

No Brasil, há um Museu onde era sua residência denominado “Museu Casa de Candido Portinari”, localizado no Estado de São Paulo na cidade de origem do artista – Brodowski.

Metas para 2023 O flautista, Portinari, 1932

O flautista, Portinari, 1932

 

Cuidar das suas plantas

Se aprender a tocar um instrumento está fora de questão, e você prefere uma coisa que te deixe em contato com a natureza existem muitas pinturas inspiradoras que te podem ajudar.

Que tal começar a cuidar de plantas ou quem sabe criar sua própria horta?

Eu venho tentando há um tempo e não posso dizer que me saio muito bem (muitas das minhas plantinhas já foram para o céu das plantas).

Mas há tanta informação sobre isso na internet que você pode se inspirar na moça em Primavera (1926), pintura de Georgina de Albuquerque (1885-1962).

Ela foi uma artista acadêmica que marcou a história da arte por tratar de temas históricos em sua obra, em uma época em que esse gênero não era comum entre artistas mulheres.

Primavera Georgina de Albuquerque, 1926

Primavera Georgina de Albuquerque, 1926

 

3 – Fazer mais atividades ao ar livre

Uma das suas metas para 2025 pode ser um passeio em um parque da sua cidade, ou mesmo uma caminhada perto de casa. Capa curso de história da arte brasileira

Afinal, tomar sol é importante, você não acha?

Tente reservar algumas horas do seu dia para aproveitar um momento ao ar livre, como a moça na pintura de Lucílio de Albuquerque (1877-1939).

E quem sabe você pode se deparar com paisagens bonitas como as que ele pintou.

Lucílio de Albuquerque foi bastante influenciado pelo movimento impressionista.

O Impressionismo constitui um movimento de rutura relativamente aos cânones académicos contrapondo a estes a pintura feita nos locais, ao ar livre e a captação das variações de luz e cores da Natureza.

Os artistas procuram libertar-se  da simetria e dos conceitos geométricos, passando a obedecer à sua própria perceção sensorial no momento da criação.

Lucílio estudou Direito, entretanto, decidiu abandonar a futura carreira de advogado e estudar pintura na Escola de Belas Artes.

Lá ele ficou muito próximo de Georgina de Albuquerque, com quem se casou em 1906.

Lucílio de Albuquerque – Paisagem de Le Mesnil, 1906

Lucílio de Albuquerque – Paisagem de Le Mesnil, 1906

 

4 – Pinturas inspiradoras para passar mais tempo de qualidade com a família e amigos

Você acha que não está passando um tempo de qualidade com as pessoas que gosta? Que tal colocar mais tempo com essas pessoas como uma das metas para 2025 ?

Eu sei, nem sempre nossa rotina nos permite estar perto de quem nós amamos.

Mas é importante refletir que mudanças podem ser feitas para que isso seja possível, afinal de contas, não é pelas pessoas que amamos que nós trabalhamos tanto? 

Aqui estão 2 pinturas inspiradoras de Eliseu Visconti (1866-1944).

Eliseu Visconti, Alameda, 1931

Eliseu Visconti, Alameda, 1931

 

Eliseu Visconti, Pintando com a família, 1909

Eliseu Visconti, Pintando com a família, 1909

 

5 – Aprender um novo idioma

Também vem de Eliseu Visconti a próxima inspiração: que tal aprender um novo idioma?

Se no momento um curso não cabe em seu orçamento, experimente opções gratuitas, como o popular aplicativo Duolingo ou os canais de professores no Youtube.

Só tenha um método apropriado de estudos, e assim como a menina na pintura de Visconti, exercite seus novos conhecimentos, seja escrevendo, como ela, ou praticando a conversação.

Eliseu Visconti, Deveres, 1910

Eliseu Visconti, Deveres, 1910

 

6 – Alimentar-se de forma mais saudável

Essa é uma das minhas metas para 2025 .

Comer bobagens é muito gostoso, eu sei, mas comer mais frutas e verduras, deixando o prato bem colorido, diminuir o consumo de carne vermelha e açúcar com certeza nos fará muito bem.

Cuidar da nossa saúde passa pela alimentação.

2 pinturas inspiradoras para uma alimentação saudável: Garoto com Banana, de Almeida Júnior, e Tropical, da Anita Malfatti (1889-1964).

 

Esta pintora brasileira foi fundamental para que a Semana de Arte Moderna de 1922 acontecesse e uma das maiores representantes do expressionismo no país.

Anita Malfatti, Tropical, 1917

Anita Malfatti, Tropical, 1917

 

Almeida Júnior, Garoto com banana, 1897

Almeida Júnior, Garoto com banana, 1897

 


Esperamos que esta pequena viagem pela pintura brasileira lhe dê inspiração para definir novas metas para éste novo ano!

E ajudem a vivê-lo com mais tranquilidade e alegria.

Feliz Ano Novo

Conheça os cursos online com certificado e e-books da autora

Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Newsletter

Menu