Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Newsletter

No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
No dia internacional dos monumentos e sítios será altura para refletirmos sobre o Património Cultural, o seu papel identitário e os grandes riscos que atualmente podem pôr em causa a sua salvaguarda.
Desde há alguns anos que os temas do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios se debruçam sobre a proteção do Património Cultural relativamente aos cada vez maiores riscos de perda total.

imagem comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e sítios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Poderemos definir uma tendência desde 2022 relativamente à escolha dos temas de reflexão propostos oficialmente pelo ICOMOS e pela UNESCO

Tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

“O tema deste ano “PATRIMÓNIO E CLIMA” pretende perspectivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural.
Que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel enquanto agente na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa.” 
Este tema convida-nos, assim, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade mas, também, a projectarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.” DGPC

Tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023

O tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2023 foi “Património e Mudança”. Este tema, definido pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), procurou destacar a importância de estratégias que demonstrem o potencial da investigação e das práticas patrimoniais como elementos de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação. O foco esteve na adaptação às mudanças climáticas, na reconciliação das comunidades com os seus habitats e na promoção de ideias inovadoras para uma cidadania global e uma economia verde.​

Tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024

O tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2024 foi “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”. Esta escolha assinalou o 60.º aniversário da adoção da Carta de Veneza em 1964, um documento fundamental que estabelece os princípios internacionais para a conservação e restauro de monumentos e sítios históricos .

Património resiliente face às catástrofes e conflitos é o tema de 2025

Cada vez mais o apelo è reflexão se oriente para os grandes riscos que ameaçam o Património Cultural com potenciais consequências catastróficas de destruição intensa ou mesmo total.

Das catástrofes naturais aos conflitos armados, lamentavelmente os riscos para o Património Cultural são cada vez mais intensos

Proteção do Património em contexto de conflito armado

A proteção do Património face às grandes alterações climáticas é sem dúvida um dos grandes desafios que se colocam atualmente.
Mas, no atual contexto, não podemos deixar de lembrar o risco de destruição total de bens patrimoniais em situações de guerra e a Convenção de Haia para a preservação do Património em situações de conflito armado.
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Estátua protegida perto da Câmara Municipal de Lviv Crédito: Daniel Leal/ AFP via Getty Images
Face à perda de vidas humanas em situações de guerra, a proteção de bens patrimoniais pode parecer menos relevante. Mas não nos esqueçamos que Património Cultural é acima de tudo Memória e Identidade.

Convenção da Haia de 1954 para a Proteção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado

Esta Convenção teve como objetivo proteger o património cultural (como monumentos, obras de arte, sítios arqueológicos, bibliotecas, museus etc.) durante conflitos armados, reconhecendo o seu valor para a humanidade.

Estreitamente relacionada com a destruição maciça de bens culturais durante a Segunda Guerra Mundial  foi a primeira convenção internacional dedicada exclusivamente à proteção do património cultural em tempos de guerra.

  • Promovida pela UNESCO.

Texto da Convenção de Haia:

Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de Abril funcione como um marco para a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Aprofunde as ideias e conceitos relacionados com Património Cultural

Fátima Muralha

Fátima Muralha

Licenciada em história, opcional história de arte. Pós graduação em gestão e valorização do património, especialização em gestão de projetos culturais. Vários cursos de especialização na área da valorização do património, gestão de projetos, museologia e formação profissional. Coordenação de vários projetos ligados ao património histórico e artístico. Autora de várias publicações e comunicações. Criação e coordenação do projeto Citaliarestauro.com.

Newsletter

Menu