Manifestações culturais e práticas tradicionais de Timor Leste

Conheça um pouco das manifestações culturais de Timor Leste neste artigo da autoria de Francisco Urbano dos Santos.

 

Como nação recém-independente, Timor Leste tem inúmeras prioridades para a construção do seu estado e por issoTimor a sua resposta em atender as demandas do desenvolvimento cultural tradicional tem sido menos visível, embora TL tenha sido ratificado 3 convenções da UNESCO.

 

Por um lado, o rápido desenvolvimento da tecnologia, industria e a globalização tem também afetado a preservação da cultura tradicional com as suas danças, musicas, usos e costumes tradicionais, inclusive os seus produtos artísticos tradicionais como o artesanato ou a tecelagem tradicional.

Muitos dos seus usos e costumes tradicionais estão na margem da extinção. Felizmente, a UNESCO vai iniciar nos próximos anos um levantamento de tradições culturais intangíveis em todo o território o qual ira parcialmente apoiar o governo na preservação da cultura timorense.

 

Salientam-se a seguir algumas das variedades de símbolos e atividades tradicionais e culturais atualmente praticadas:

 

Barlaque (casamento tradicional)

O Barlake faz parte do património tradicional cultural considerado como uma obrigação moral no processo da formação de uma nova família.

 

barlaqueÉ também considerado como uma parte importante no processo da formação de uma nova família onde duas famílias de dois jovens (noivo e noiva) se encontram na cerimonia do “Nahe-Biti” para seguir segundo a tradição dos seus antepassados fazer a troca de bens materiais e tradicionais segundo as exigências do uso e costume de cada uma lisan (linhagem do clã). Neste encontro de duas famílias de uma lisan diferentes que talvez nunca se conhecem surge a criação e extensão de novos laços de amizade, fraternidade e familiar passando assim cada uma das famílias numa relação estrutural tradicional e contextual de Fetosan (referente a família do noivo) e de Umane (a família da noiva).

 

Cerimonia rituais das colheitas (Saun Batar e Saun Hare)

Saun Batar

 

É uma cerimonia ritual anual de agradecimento aos deuses pelo fruto ou resultado do cultivo da terra, especialmente das colheitas de arroz e milho.

Esta celebração realiza-se em todo o território com diferentes formas e sítios segundo a tradição cultural de cada região.

 

 

 

 

Uma Lulik (Casa Sagrada)

A Uma Lulik é a casa sagrada que representa o berço de gerações pertencentes a uma linhagem ou clã dentro de um grupo étnico.

É o símbolo da raiz, de ligação e da unidade de todas as gerações provenientes desta casa sagrada. Por isso a volta da casa sagrada reunem-se os mais velhos para tomar decisões e celebrar cerimonias tradicionais de vida e morte dos seus descendentes.

Na casa sagrada é que se guarda e preserva os objetos antiquados pertencentes aos antepassados e considerados sagrados e venerados pelos seus descendentes e como transmissor de forca espiritual para os seus descendentes.

Em diferentes regiões do país encontram-se diferentes formas de arquiteturas de Uma Lulik.

 

 

Quer saber mais sobre as Manifestações culturais e Tradições de Timor Leste?

Inscreva-se no Curso GRÁTIS Cultura Tradicional de Timor Leste

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu