Curso de conservação e restauro a distância – conheça os mais de 15 cursos disponíveis

O que é um curso de conservação e restauro a distancia . Quais os seus objetivos, formas de aprendizagem e a quem se destina.

A conservação e restauro

A conservação e restauro abarca casos, materiais e tipologias de peças muito variados e diferenciados.

Pelo que teremos sempre de ter em consideração que cada peça ou conjunto de peças terá de ser analisado per si de forma rigorosa.

Existem, no entanto, alguns procedimentos e métodos para a sua preservação, conservação e restauro que deverão ser cumpridos. Estes são sistematizados num curso de conservação e restauro à distância da Citaliarestauro.com.

Os cursos de conservação e restauro online da Citaliarestauro abarcam a conservação preventiva, a conservação curativa e o restauro, com metodologias de restauro de acordo com os diferentes materiais.

 

O que é conservação e restauro?

Conceito de Conservação

De acordo com a definição do ICOM – International Council of Museums entende-se por conservação “todas as medidas e ações levadas a cabo para a salvaguarda do património cultural tangível assegurando o seu acesso às gerações presentes e futuras“.

A Conservação engloba:

Conservação Preventiva

Na conservação preventiva não se atua diretamente sobre o objeto, eliminam-se os potenciais fatores de degradação, ou seja intervém-se no meio ambiente em que o objeto se encontra.

Exemplos: medidas e ações necessárias para o registo, armazenamento, manipulação, embalagem e transporte, controlo das condições ambientais, planificação de emergência, formação dos profissionais, sensibilização do público.

Cursos de conservação preventiva

Conservação Curativa

Atua diretamente sobre o objeto interrompendo ou atrasando a sua degradação;
Exemplos: desinfestação de têxteis e de madeiras, desacidificação do papel, consolidação de pinturas murais.

Restauro

curso conservação e restauro à distanciaAções sobre o objeto que têm por objetivo restabelecer o valor estético devolvendo ao bem a sua leitura e compreensão.

Estas ações só se realizam quando o bem perdeu uma parte do seu significado ou função através de uma alteração ou deterioração.

Exemplos: reintegração cromática de pinturas,  assemblagem de uma escultura com lacunas, reintegração de lacunas.

 

 

A quem se dirige um curso de conservação e restauro a distancia

Um curso de conservação e restauro a distancia dirige-se:

A todos aqueles que tenham à sua guarda obras de arte ou de valor patrimonial (Museus, igrejas, antiquários, particulares, etc).

Àqueles que, trabalhando em conservação e restauro, pretendem sistematizar conhecimentos e trocar ideias nesta área.

Aos técnicos de conservação e restauro que pretendem adquirir conhecimentos em técnicas e materiais diferentes das áreas em que normalmente atuam.

A quem pretende iniciar uma carreira da área da conservação e restauro.

Como é realizada a aprendizagem?

Um curso de conservação e restauro a distancia é disponibilizado por tipologia de peças e materiais.

Através de lições, videos tutoriais, textos de apoio, tabelas de produtos e instruções de utilização, os participantes ficarão a conhecer as técnicas e processos de intervenção de conservação e restauro.

São apresentadas análises de casos práticos de intervenções efetivamente realizadas com detalhe de todas as operações efetuadas.

Pretende-se que os conteúdos e materiais disponibilizados nos cursos de conservação e restauro a distancia constituam material de consulta futura.

Certificado

No final do curso será emitido certificado de formação.Entidade formadora certificada

Somos entidade formadora certificada pela DGERT – Certificado de entidade formadora nº 1800/2015 –  pelo que o certificado tem validade internacional.

Cursos da área de conservação e restauro

Cursos relacionados e complementares

As áreas relacionadas com a conservação e restauro são abrangentes e muitas vezes complementares.

Daí criarmos cursos online de aspetos relacionados como, por exemplo o curso de Fundamentos de química para a conservação que constitui uma introdução à química e à sua relação com a conservação e restauro.

São explicados os termos e expressões mais utilizados em conservação e restauro e disponibilizadas várias leituras selecionadas para aprofundamento dos temas.

Este curso, pela sua pertinência, está ainda integrado nos pacotes de cursos online de conservação e restauro.

A conservação do património não se limita a objetos físicos

Quando falamos de conservação do património pensamos de imediato em objetos físicos. Obras de arte, monumentos, livros antigos, etc.

No entanto o património cultural é um conceito cada vez mais abrangente e a preservação da nossa memória e cultura cada vez mais necessária.

Por esta razão a Citaliarestauro criou cursos que visam a conservação e salvaguarda de “outras” tipologias de património, como o património cultural imaterial e o património digital.

2 Comentários. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu