a mulher na historia da arte | conheça alguns dos nossos vídeos

Ao longo do tempo a mulher na história da arte é amplamente representada. Com diversas perspetivas e sob várias temáticas a visão da mulher e a beleza feminina de cada época e contexto são espelhadas nas obras de arte.

Com a colaboração dos nossos autores temos criado vídeos de analise de obra de arte. Um dos temas que é incontornavelmente tratado relaciona-se com a mulher na história da arte e as suas representações.

Associadas a alegorias, temáticas religiosas ou mitológicas, estas representações refletem a visão das diversas épocas e contextos históricos.

Os vídeos são acompanhados com ligações para artigos de analise de obra de arte com maior desenvolvimento dos temas tratados.

Esperamos que se encante com a genialidade de alguns dos mais famosos artistas da história da arte e que estas informações lhe sejam úteis.

Obrigado!


a mulher na história da arte | a mitologia clássica

A mitologia clássica é um tema recorrente na História da Arte e mesmo que, em certos períodos da história ela tenha sido menos retratada (ou nem tenha sido) volta e meia estamos de cara com obras que reconstituem fatos da cultura e do imaginário greco-romano.

Ler artigo.

E dentro da imensa variedade de assuntos, há um destaque para a figura feminina, que dizia respeito não apenas à época do mito, mas ao período em que foi pintada. A seguir preparei uma lista com 5 das obras que considero mais importantes dentro da temática mitológica envolvendo mulheres.

Conheça as 5 obras de arte

a mulher na história da arte | a deusa mãe

Em várias religiões se salienta a importância de uma divindade feminina, suprassumo do aspeto gerador de vida, da fertilidade, da natureza – a Deusa Mãe.

Geralmente, uma personificação da Terra, a Deusa Mãe nas civilizações pagãs é a criadora do Universo, associada a múltiplos aspetos da vida, desde a criação e procriação, à Natureza e ao trabalhar a terra, à família e proteção das crianças, mas também à cultura, linguagem e comunicação.

Leia o artigo.

Conheça algumas das suas representações desde a pré-história até ao imaginário cristão, passando pelas mitologias clássicas e egípcia.

a mulher na história da arte | as 3 graças

Algumas personagens são recorrentemente representadas ao longo da história da arte. É o caso das três graças, três jovens que, segundo o poeta Hesíodo, eram filhas de Zeus e Eurínome, uma ninfa do mar com quem o deus do Olimpo teve um breve caso de amor.

Conheça a genealogia dos deuses gregos aqui.

As três graças chamavam-se Aglaia, Euphrosyne e Thalya, e estavam sempre juntas. Além do amor e da beleza, as jovens também eram associadas à natureza, criatividade, fertilidade, charme, esplendor e alegria, ou seja, graças.

Embora nos mitos as três graças sempre tenham aparecido como auxiliares da deusa, na arte elas tornaram-se protagonistas de inúmeras obras, desde a antiguidade até os dias atuais. E com isso, serviram para representar não só os personagens mitológicos, mas também o ideal de beleza feminina de cada época e para cada artista.

Leia o artigo.

Vamos fazer uma viagem pela história da arte acompanhando estas três simpáticas personagens.


Conheça mais vídeos sobre História da Arte no nosso canal Youtube


Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu