Que tal dar uma volta ao mundo através da arte?

Newsletter

No World Art Day , que tal dar uma volta ao mundo através da arte?

No Dia Mundial da Arte, a Citaliarestauro convida a dar uma volta ao mundo para conhecer ou relembrar algumas obras importantes para a compreensão da arte e da cultura mundial.

Mas primeiro, vamos conhecer um pouco sobre as origens desta celebração.

o World Art Day

A data foi escolhida pela International Art Association e é um marco relativamente recente – foi aprovada em 2012.

A principal intenção do World Art Day é “promover a consciência da atividade artística em todo mundo”.

Em momentos difíceis como este que estamos atravessando, essa consciência é mais do que nunca, essencial.

As possibilidades de aceder a  eventos relacionados com a arte, produções artísticas e outros, mesmo que a partir de casa, foi um alivio para muitas pessoas no período de isolamento social.

Claro que esta procura não começou agora, mas por intensificou-se e isso diz muito sobre a necessidade da arte para a experiência humana.

porquê a 15 de abril?

Mas voltando à data, porquê precisamente a 15 de abril?

Porque esse dia marca o nascimento do génio Leonardo da Vinci, que entre tantas outras atribuições, foi um dos maiores artistas que a humanidade já teve.

Para celebrarmos o World Art Day no nosso blog, apresentamos cinco artistas, nossos contemporâneos, cujos trabalhos são imensamente interessantes.


EM ÁFRICA

Bruce Onobrakpeya World Art Day

HAVE YOU HEARD? II: A REVISIT OF THE SUNSHINE PERIOD (1960 – 70)

 

Bruce Onobrakpeya é um pintor nascido na Nigéria em 1932. Com uma paleta muito marcante e característica, ele também faz trabalhos em gravura e escultura.

Há uma série inteira sobre a Paixão de Cristo, de autoria de Onobrakpeya, em exibição permanente no Tate Modern.

Pode visitá-la AQUI.

NA ÁSIA

Kusama World Art Day

Infinity mirror room fireflies on water, 2002

 

A artista japonesa Yayoi Kusama, nasceu em Matsumoto, em 1929. O seu trabalho possui uma característica bem marcante: a obsessão por pontos e bolas.

Além disso, a artista caminha com tranquilidade entre as áreas da pintura, escultura, colagem e outras mídias, com técnicas versáteis.

Kusama luta contra problemas psicológicos desde muito jovem, e segundo ela mesma, é a partir daí que vem sua inspiração para o trabalho.

“Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas.”

Além de seu trabalho como artista, ela também atuou em frentes de militância, incluindo protestos contra a Guerra do Vietnam.

No Brasil, o Museu Inhotim, em Minas Gerais, possui uma obra dela na coleção, o Narcissus Garden, e se preparava para inaugurar um pavilhão inteiro em homenagem à artista japonesa, mas o projeto foi adiado em função da pandemia do COVID-19.

Até lá, é possível visitar o jardim de narcisos de Kusama por AQUI.

NA OCEANIA

Narelle World Art Day

Siren VI, 2007 (da série The Place in Between)

 

Cercada pelos oceanos Índico e Pacífico, a Austrália ocupa uma área de 7.692.000 km² e tem cerca de 25 milhões de habitantes.

Entre eles está a fotógrafa Narelle Autio, cujo olhar extremamente sensível capta não apenas imagens, mas sobretudo, sensações.

Nascida em 1969, Narelle começou a expor no começo dos anos 2000, ao lado do marido, o também fotógrafo, Trent Parke. Ela também fez parte do In-Public, o primeiro coletivo internacional de fotógrafos de rua.

Pode conhecer mais sobre a artista AQUI.

NA EUROPA

Paula Rego World Art Day

Paula Rego é uma pintora portuguesa nascida em 1935.

É doutora honoris causa por diversas universidades e sua obra se situa entre o expressionismo e o surrealismo. Os primeiros trabalhos de Paula foram expostos no começo da década de 1960 e rapidamente bem acolhidos pela crítica.

Nos anos 90, passa a investigar na sua pintura, a condição feminina – data desse período a série da qual faz parte a obra acima, Bailarinas Avestruzes.

Pode conhecer algumas das obras de Paula Rego AQUI.

NAS AMÉRICAS

Martha Werneck World Art Day

Para encerrar esta rápida volta, apresentamos a artista brasileira Martha Werneck, artista visual e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de compartilhar seu work in progress em sua rede social, o que é comum entre artistas contemporâneos, também compartilha textos que expõem seu processo criativo.

A mulher tem papel criador na pesquisa de Martha, que inclui em seu bojo pesquisas que partem da pintura Romântica do século XIX, e técnicas em óleo sobre madeira e metal.

Conheça a exposição da artista “Pequenas Ofélias e Icebergs” AQUI.


Celebrar o dia mundial da arte, é reconhecer a importância da atividade artística como uma das atividades fundamentais da vida humana, seja no papel de criador, seja no papel de apreciador.

Feliz dia mundial da arte!

Conheça alguns cursos da autora

Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

1 Comentário. Leave new

  • Fransisca Stallone
    20/06/2022 13:22

    This website certainly has all the information I wanted about this subject and didn’t know who to ask.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu