Quer conhecer a história da fundação de Roma e sua ascensão?

Que povos estão na origem de Roma? Qual o mito associado à fundação de Roma ? Como se estendeu o seu poder a toda a bacia do Mediterrâneo?

Conheça algumas respostas a estas questões no artigo.

fundação de Roma loba capitolinaImagem de capa:  loba com Rômulo e Remo. Obra medieval que imita um original etrusco Museus Capitolinos. Fonte: wikipedia.


fundação de Roma | os primeiros povos

Até aos finais do III milénio a.C., a península itálica era uma região periférica relativamente aos grandes centros civilizacionais da antiguidade, ocupada por uma diversidade de povos com afinidades étnicas.

Ao longo do II milénio a.C., na região sul dos Alpes, constituíram-se uma série de pequenos povoados assentes sobre estacas ou palafitas, semelhantes às aldeias lacustres mais antigas da Alemanha, França e Suíça.

A partir dos séculos XIV-XIII a.C., desenvolveu-se a civilização apenina, uma sociedade seminómada assente numa organização patriarcal e guerreira, com pequenas cabanas e necrópoles de inumação.

Na segunda metade do século XIII a.C. deu-se o fenómeno dos “campos de urnas”, e a península torna-se conhecedora da prática de cremação dos cadáveres e posterior acondicionamento em recipientes cerâmicos.

No início do I milénio a.C., surge na região Noroeste uma civilização do Ferro, designada por “vilanovense”, situada na região da Toscânia e da Emília, e que se expandiu até ao Lácio e à Campânia, onde se encontrou com uma outra conhecida por Fossakultur, ou cultura dos túmulos em fossa.

Do resultado das influências de ambas, por volta do século X a.C., surgiu uma outra, no Lácio, sobretudo nos montes Albanos e na região de Roma, que numa primeira fase tinha uma cultura de incineração de cadáveres e posteriormente adoptou a prática da inumação. É no contexto desta civilização lacial, que nasce a lenda da fundação de Roma.

fundação de Roma | o mito

Segundo a lenda tradicional, a origem de Roma deriva de um acontecimento ocorrido após a queda de Tróia.  Eneias, tendo conseguido escapar aos Gregos, viaja através do mediterrâneo na companhia do pai e desembarca no Lácio onde funda a cidade de Lavínio junto à foz do rio Tibre. Aqui, casa com a filha do rei local, Latino, de quem tem um filho Ascânio.


Conheça a Guerra de Tróia no artigo guerra de Troia | os heróis, os episódios e como são representados na arte.


Mais tarde, este abanona a cidade de Lavínio para fundar a cidade Alba-Longa, onde lhe sucederam doze reis. Uma crise dinástica foi desencadeada quando Amúlio usurpa o trono do seu irmão Numitor.

Para evitar que a descendência procure vingança, manda executar os seus sobrinhos e faz da sua sobrinha, Reia Sílvia, uma virgem vestal. Contudo, Reia Sílvia dá à luz dois gémeos, Rómulo e Remo, por intervenção do deus Marte.


Saiba o que era uma Vestal no artigo  O culto à deusa Vesta | quem eram as Vestais.


Os gémeos são então lançados ao rio para encobrir o sacrilégio cometido pela virgem vestal, mas são miraculosamente salvos e amamentados por uma loba na gruta de Lupercal. Mais tarde, são recolhidos e criados pela família de Fáustulo, um pastor.

Quando se tornaram adultos, mataram Amúlio e restituíram o governo de Alba-Longa ao seu avô Numitor.

fundação de Roma | o período da monarquia

Rómulo tornou-se o primeiro rei de Roma, e com ele iniciou-se um período monárquico que duraria cerca de dois séculos. A ele atribuiu-se a criação das primeiras leis e do senado com 100 membros (os Patres).

Os seus sucessores prosseguiram com a obra de organização e engrandecimento da cidade, criando instituições religiosas e sociais como os colégios sacerdotais, organizando o culto em torno da deusa Vesta, introduzindo o calendário lunar e construindo o templo de Jano.

A monarquia foi também marcada por um domínio etrusco, o dos Tarquínios, com início em 616 a.C.. Deste  ficaram registos acerca da construção do Circo máximo e da Cloaca máxima, a consagração do início dos trabalhos para a construção do templo de Júpiter no Capitólio, o reordenamento da máquina militar, a organização de cada uma das três tribos criadas por Rómulo em dez cúrias, e pela constituição do exército em trinta centúrias de soldados de infantaria.

Foi o seu reinado que tornou Roma numa verdadeira cidade-estado.
A monarquia termina em 509 a.C. com a deposição do último dos Tarquínios.

fundação de Roma | a ascensão de Roma

Foi durante a República (509-27 a.C.), no século IV a.C. que o poder de Roma encetou a afirmar-se sobre os territórios vizinhos. Em meados da centúria seguinte a cidade já dominava toda a península itálica.

Cem anos mais tarde, no século II a.C., depois dos sucessivos conflitos com Cartago (Guerras Púnicas), estendeu os seus domínios às ilhas do Mediterrâneo Ocidental, Península Ibérica e Norte de África, e inicia o movimento de expansão para o oriente.

Em meados do século I d.C., toda a área do Mar Mediterrâneo é romana.

Um século depois o Império alcança a sua maior extensão, desde a Grã-Bretanha ao Egipto, e da costa marroquina ao mar Negro, mantendo os seus limites mais ou menos estáveis até ao século V d.C., século em que o império cai no ocidente.


Conheça a organização social do Alto Império Romano no artigo: Como estava organizada a sociedade romana no Alto Império?


Referências bibliográficas

CENTENO, Rui Manuel Sobral (coord.) – Civilizações Clássicas II. Roma. Documento pdf. Manual de História das Civilizações Clássicas. 1º ciclo de Estudos em História. Acessível na Plataforma de E-Learning da Universidade Aberta.

Artigo publicado no Jornal da comunidade cientifica de língua portuguesa – A Pátria.


Diana Carvalho

Diana Carvalho

Mestre em História e Património, membro do Conselho Científico da Revista Herança e colunista em a Pátria. Está actualmente integrada como técnica nas escavações arqueológicas do Castelo de Leiria. É também autora de artigos científicos na vertente do Património Cultural e da História.

Da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu