Dia Internacional dos Museus – “O Poder dos Museus” na edição de 2022

Newsletter

” O Poder dos Museus”

 O Dia Internacional dos Museus  celebra-se no dia 18 de maio  e o mote de 2022 é O Poder dos Museus.
dia internacional dos museus 2
 Os Museus têm o poder de contribuir para a construção de um futuro melhor, mais inclusivo e sustentável.
 O poder da sustentabilidade
Enquanto intervenientes nas comunidades locais são catalisadores do desenvolvimento local sustentável.
O poder da inovação
Enquanto espaços de comunicação e intercâmbio de informação, utilizando cada vez mais as tecnologias digitais, são promotores de inovação e conhecimento.
O poder da inclusão e acessibilidade
Enquanto espaços inclusivos, quer através de estratégias de mobilidade e informação acessível quer através da utilização crescente dos meios de comunicação digital.
O poder da educação e da cidadania
Enquanto promotores de oportunidades de educação de crianças e jovens e de aprendizagem ao longo da vida contribuem para a formação de uma sociedade mais informada.
O Dia Internacional dos Museus 2022 pretende realçar estes aspetos e consciencializar para a importância dos Museus para a sociedade, educação e para a construção de um futuro mais sustentável.
Dia Internacional dos Museus, celebra-se no dia 18 de maio de 2022 por iniciativa do International Council of Museums (ICOM).

Celebrando o Dia Internacional dos Museus 2022

Para reforçar e apoiar esta ideia, dentro do espírito do Dia Internacional dos Museus , a Citaliarestauro.com promove, com 30% de desconto, os cursos online com certificado e pacotes de cursos online relacionados com esta área até 18 de maio de 2022.
E publica diversos artigos sobre o tema. Não perca no nosso blogue!

Conheça os cursos online com certificado

No Dia Internacional dos Museus podemos refletir um pouco sobre o caminho percorrido pelos Museus e seu conceito

Muito caminho foi percorrido tanto no que respeita à evolução do museu enquanto espaçoDia internacional dos museus físico como à teorização do conceito.

Até metade do século XX, os museus eram passivos diante da sociedade, pois os seus critérios administrativos e aquisitivos eram arbitrários.

Porém, após uma crise conceptual e com severas críticas, houve aprofundamento científico dos seus conceitos, causando a reformulação a partir de 1970, e, com isso, a fase da fundação da museologia moderna.

O que é museu de acordo com a descrição de Cristina Bruno:

“De instituições elitistas, colonizadoras, sectárias e excludentes, os museus têm procurado os caminhos da diversidade cultural, da repatriação das referências culturais, da gestão partilhada e do respeito à diferença de forma objetiva e construtiva.

De instituições paternalistas e autoritárias, os museus têm percorrido os árduos caminhos do diálogo cultural e da convivência com o outro.

De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico.

De instituições devotadas exclusivamente à preservação e comunicação de objetos e coleções, os museus têm assumido a responsabilidade por ideias e problemas sociais”.

A partir do curso online Linhas gerais da gestão museológica.

No Dia Internacional dos Museus fará sentido questionar e debater

Chegamos à segunda década do século XXI com sinceras preocupações sociais e políticas, e os museus não estão isentos a questionar, propor debates e refletir sobre elas.

Dia internacional dos museusMuitas perguntas cabem ao museu da atualidade, entre as quais:

  • Qual o papel social do museu?
  • De que maneira o museu pode contribuir para o desenvolvimento local?

 

As respostas parecem vir em forma de propostas metodológicas, que vão da ecomuseologia aos museus comunitários, em que o público não é apenas visitante, mas sobretudo construtor de significados.

 

São estas e outras questões que são debatidas pelos nossos autores na secção do blogue da Citaliarestauro.com dedicada à museologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu