Manuseamento e circulação de obras artisticas – guia de 21 aspetos indispensáveis

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A circulação de obras artísticas pode acontecer a nível interno, dentro da instituição quando há necessidade de realizar um levantamento fotográfico, investigação, exposições, etc..
Ou a nível externo quando há exposições temporárias, intervenções de restauro, etc..

manuseamento de obras artísticas

Neste deslocar das obras artísticas há sempre manuseamento e este deverá ser cuidadoso por forma a não ocorrerem danos, muitas vezes irreversíveis.

Por isto, o pessoal técnico que lida com o manuseamento deverá ser habilitado e responsável para a tarefa, seja ele interno ou externo à instituição onde se processa a deslocação.

Partilhamos alguns conselhos a partir do cursoonline Conservação Preventiva
Este artigo constitui assim um pequeno manual ou check-list de boas práticas para o manuseamento de obras artísticas que deve ser seguido em contexto museológico mas igualmente em exposições, igrejas e entidades com obras artística à sua guarda e mesmo em contexto particular.

Minimizar riscos na circulação de obras artísticas

O objetivo é minimizar riscos e velar pela boa conservação das obras artísticas . conservação preventiva de obras artísticas

Neste sentido devem ser acautelados os seguintes pontos:

– Manuseamento adequado. Prevenir a negligência, minimizar riscos (deformação e quebra).

– Levantamento do estado de conservação da peça. Observar o estado da peça, antes e depois de manuseada, para melhor controlo do seu estado.

– Embalamento apropriado (materiais e embalagem). Minimizar embates.

– Transporte (adequado e seguro). Minimizar perigos inerentes a viagens.

– Evitar deslocações desnecessárias.

– Ter em atenção a fragilidade, a raridade, o interesse da obra e o seu estado de conservação.

Procedimentos durante o manuseamento

– Concentração na tarefa (evitar falar ao telefone enquanto manipula uma peça, por exemplo). Curadoria de arte - curso online certificado

– Usar luvas para protecção dos objectos da gordura, humidade, ácidos e sais que as mãos libertam.

– Usar luvas adequadas ao tamanho de quem manuseia a peça e para cada tipo de material.

– Mudar de luvas sempre que se manuseie um novo objecto (para evitar contaminações).

– Usar as duas mãos de modo a apoiar as peças no seu manuseamento.

– Mexer nas peças uma de cada vez.

E ainda:

– Cuidar que a superfície onde se manuseiam os bens seja macia e revestida com material adequado.

– Não usar mangas largas, anéis, pulseiras ou colares que possam engatar nos bens e pô-los em perigo. Usar bata é o mais adequado.

– Nunca usar fita-cola ou plasticina diretamente sobre os materiais devido a manchas e destacamentos futuros.

– Usar espuma ou outro material adequado a cada peça que a impeça de se desequilibrar durante o seu manejo.

Manusear obras artísticas de grandes dimensões ou pesadas

Mexer em obras artísticas de dimensões ou peso consideráveis deve ser bem planeado. Assim:

– Contar com o maior número de pessoas para ajudar na tarefa.

– Usar meios mecânicos adequados (porta-paletes, empilhadores, carrinhos).

– Observar e identificar pontos no trajecto passíveis de se tornarem um obstáculo (escadas, esquinas, corredores estreitos, altura/pé direito das paredes).

– Sincronização e cuidado nos movimentos (evitar movimentos bruscos e desajustados).

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Conservação Preventiva – conceitos e métodos

No curso Conservação preventiva – conceitos e métodos aprenda a identificar e quantificar os principais riscos para a degradação das obras e a implementar as medidas de prevenção mais indicadas para cada caso, utilizando as ferramentas adequadas.

Idioma: Português

Também disponível em inglês e espanhol

O valor do curso incluí acesso 24 horas / dia por tempo ilimitado a:

  • Lições por cada tema do programa
  • Quadros, tabelas e outros materiais para utilização futura
  • Textos de apoio descarregáveis
  • Ligações externas
  • Avaliação (1 questionário final)
  • Certificado
  • Certificado

    No final do curso será emitido certificado de formação.Entidade formadora certificada

    Somos entidade formadora certificada pela DGERT – Certificado de entidade formadora nº 1800/2015 –  pelo que o certificado tem validade internacional.

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