” Museus para a Educação e a Investigação”
O poder da sustentabilidade
O poder da inovação
O poder da inclusão e acessibilidade
O poder da educação e da cidadania
Celebrando o Dia Internacional dos Museus 2022
Conheça os cursos online com certificado
No Dia Internacional dos Museus podemos refletir um pouco sobre o caminho percorrido pelos Museus e seu conceito
Muito caminho foi percorrido tanto no que respeita à evolução do museu enquanto espaço físico como à teorização do conceito.
Até metade do século XX, os museus eram passivos diante da sociedade, pois os seus critérios administrativos e aquisitivos eram arbitrários.
Porém, após uma crise conceptual e com severas críticas, houve aprofundamento científico dos seus conceitos, causando a reformulação a partir de 1970, e, com isso, a fase da fundação da museologia moderna.
O que é museu de acordo com a descrição de Cristina Bruno:
“De instituições elitistas, colonizadoras, sectárias e excludentes, os museus têm procurado os caminhos da diversidade cultural, da repatriação das referências culturais, da gestão partilhada e do respeito à diferença de forma objetiva e construtiva.
De instituições paternalistas e autoritárias, os museus têm percorrido os árduos caminhos do diálogo cultural e da convivência com o outro.
De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico.
De instituições devotadas exclusivamente à preservação e comunicação de objetos e coleções, os museus têm assumido a responsabilidade por ideias e problemas sociais”.
A partir do curso online Linhas gerais da gestão museológica.
No Dia Internacional dos Museus fará sentido questionar e debater
Chegamos à segunda década do século XXI com sinceras preocupações sociais e políticas, e os museus não estão isentos a questionar, propor debates e refletir sobre elas.
Muitas perguntas cabem ao museu da atualidade, entre as quais:
- Qual o papel social do museu?
- De que maneira o museu pode contribuir para o desenvolvimento local?
As respostas parecem vir em forma de propostas metodológicas, que vão da ecomuseologia aos museus comunitários, em que o público não é apenas visitante, mas sobretudo construtor de significados.