Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

Newsletter

No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022.
No dia internacional dos monumentos e sítios 2022 será altura para refletirmos sobre o Património Cultural, o seu papel identitário e os grandes riscos que atualmente podem pôr em causa a sua salvaguarda.

Dia internacional dos Monumentos e sítios

Tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

“O tema deste ano “PATRIMÓNIO E CLIMA” pretende perspectivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural.
Que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel enquanto agente na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa.” 
Este tema convida-nos, assim, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade mas, também, a projectarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.” DGPC

Proteção do Património em contexto de conflito armado

A proteção do Património face às grandes alterações climáticas é sem dúvida um dos grandes desafios que se colocam atualmente.
Mas, no atual contexto, não podemos deixar de lembrar o risco de destruição total de bens patrimoniais em situações de guerra e a Convenção de Haia para a preservação do Património em situações de conflito armado.
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Estátua protegida perto da Câmara Municipal de Lviv Crédito: Daniel Leal/ AFP via Getty Images
Face à perda de vidas humanas em situações de guerra, a proteção de bens patrimoniais pode parecer menos relevante. Mas não nos esqueçamos que Património Cultural é acima de tudo Memória e Identidade.
Texto da Convenção de Haia:

Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de Abril funcione como um marco para a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

18th April – The World Heritage Day

Aprofunde as ideias e conceitos relacionados com Património Cultural

Fátima Muralha

Fátima Muralha

Licenciada em história, opcional história de arte. Pós graduação em gestão e valorização do património, especialização em gestão de projetos culturais. Vários cursos de especialização na área da valorização do património, gestão de projetos, museologia e formação profissional. Coordenação de vários projetos ligados ao património histórico e artístico. Autora de várias publicações e comunicações. Criação e coordenação do projeto Citaliarestauro.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu