Expressões e manifestações artísticas de Timor leste

Como meios de interação o povo timorense tinha as suas diferentes formas de manifestações artísticas como a musica e dança que tambem continham o seu caracter ritual e religioso.

Saiba mais no artigo de Francisco Urbano dos Santos, curso online grátis Tradições Culturais de Timor Leste.

Cada região identificava-se pelas suas peculiaridades de danças e musicas.

manifestações artísticas esquema

Tebe-dahur

Uma das danças de grupos mais populares de Timor Leste é o tebe-dahur. Como sinal de confraternização e ritual é dançada com a participação de jovens e velhos, homens e mulheres em todo o país, dançada em forma de circulo de mãos dadas dançando e cantando as boas vindas aos hóspedes, assinalando assim um momento especial na vida da comunidade.

tebe dahur

Tais (Vestuário Tradicional)

O Tais é o tecido tradicional da sociedade timorense feito a mão principalmente pelas mulheres timorenses em cada família como uma das atividades caseiras e económicas principais.

Tais

Um Tais feito com o uso de diferentes amostras ou denominado “futus”, com decorativos de motivos e desenhos diferentes transmite em si um valor social diferente, e é representativo de diferentes classes sociais (do fidalgo a pessoa normal) e é usado para fins cerimoniais e económicos. Como exemplo além do uso do Tais como traje normal do dia a dia, usa-se também para cerimonias de casamento, festivais rituais, na apresentação das danças tradicionais e serve ainda como presente nos funerais.

 

Tais 3    Tais 2

Língua Materna

Timor Leste é também conhecido pela sua variedade linguística. Cerca de trinta e duas línguas maternas (dialetos) são usadas pelos diferentes grupos étnicos espalhados pelo território com estilos literários diferentes usados pelos anciãos nas cerimonias rituais e praticas culturais, na arte, na literatura oral, na musica, etc.

Entre outros dialetos mais falados no seio da comunidade Timorense são:

  • Tetum, consagrado como língua oficial de Timor Leste alem do Português
  • Mambae, um idioma mais falado região oeste e centro do país.
  • Makasae, mais falada na parte leste do país

Como preservar as tradições culturais imateriais? Curso online: História Oral.

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu