O que são projetos culturais?

Projetos culturais são ferramentas estratégicas que têm a finalidade de apresentar planos e ideias que possuem objetivos que destaquem o desenvolvimento de aspetos culturais.

Seja qual for a dimensão ou enquadramento das atividades que se pretendem desenvolver é indispensável a prévia realização do respetivo projeto. O projeto cultural vai assim viabilizar a concretização das ideias e captar os meios humanos e materiais necessários.

Projetos culturais – como iniciar

Antes de mais devemos colocar algumas questões:

A diversidade dos projetos culturais

Temos outro item que vale a pena enfatizar. Tendo em vista que cada projeto cultural é único e possui campos de atuação diferentes, é natural que ocorram variáveis devido à temática e que eles sejam adaptados conforme as necessidades de editais e concursos ou da instituição que irá atender.

Para saber mais sobre as fontes de financiamento de projetos culturais  leia o artigo aqui.

É essencial considerar a possibilidade de adequação. Até porque ainda não existe uma fórmula ou uma estrutura exata para a elaboração de um projeto cultural. Tudo vai depender do público e da finalidade do seu projeto, bem como o contexto histórico, artístico, social e cultural no qual ele vai ser inserido.

Para elaborar um projeto e executá-lo com êxito é preciso apontar para a realidade em que ele vai se arraigar, portanto, antes de executar é imprescindível planear.

Ter em conta as 4 fases de execução de projetos culturais

É imprescindível levar em consideração as quatro fases essenciais para a elaboração. É importante entender que essas fases estão conectadas uma com as outras e juntas, formam o contexto geral para se atingir o objetivo.

Elaboração: onde deve constar o contexto e estruturação de todas as fases do projeto.

Execução: é a fase operacional do projeto, que pode sofrer alterações conforme o andamento do mesmo.

Prestação de contas: comprovar tudo que foi desenvolvido, realizar os pagamentos das contas conforme o informado no orçamento.

Finalização: a fase em que é feito o relatório de como foi desenvolvido o projeto, quais foram os objetivos alcançados e as perceções adquiridas.

O projeto cultural deve apresentar detalhadamente estas fases de execução e todas as formas de controlo e avaliação das mesmas, os meios humanos e materiais necessários e como obtê-los e os objetivos esperados.

Aprenda a elaborar projetos culturais

no curso online

O que é então um projeto cultural?

Um projeto cultural é uma ferramenta estratégica que tem a finalidade de apresentar planos e ideias que possuem objetivos que destaquem cultura, arte, linguagem, etc.

Esse modelo de projeto pode não oferecer retornos financeiros e a sua elaboração pode apresentar cálculos complexos.

O seu principal foco é proporcionar e desenvolver acesso cultural. Tendo em consideração que essa área é muito abrangente, ela pode variar entre uma apresentação de uma peça teatral ou dança, a produção de um livro ou um filme.

Pode ainda contemplar o restauro de peças de um museu, a exposição de obras de arte ou tudo isso junto. Sendo assim, não existe um modelo único de projetos, pois, a diversidade é muito ampla.

Deste modo, é primordial conhecer previamente a realidade social do público que vai atender, levando em consideração que este será o público alvo.

Vale ressaltar que cada projeto tem características próprias e deve ser delineado conforme a necessidade dos editais, concursos e dos regulamentos, dos serviços privados, das leis e fundos de doações (ligação para o site Cultura Portugal com legislação sobre apoios a projetos culturais).

O objetivo da elaboração de um projeto cultural é transmitir esses tipos conhecimentos para o público visando a sua aprovação e a cativação dos meios meios necessários à execução.

Como apresentar um projeto cultural perante uma audiência

Devido a essa tamanha complexidade é necessário ao elaborá-lo, indicar quais serão as etapas, quanto irá custar, para quem será destinado e quando ocorrerá.

Tudo isso de forma sucinta, simples e concisa.

Pode ter interesse nos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu