Senhoras e senhores, meninos e meninas, crianças de todas as idades. Hoje, vai conhecer o incrível circo de Dame Laura Knight.
Junte-se a nós nesta experiência divertida e inesquecível.
Preparados?
Dame Laura Knight
Mas antes, algumas palavras sobre nossa estrela.
Laura Knight foi uma excelente retratista nascida em Inglaterra em 4 de agosto de 1877. A maioria de suas obras são pinturas de género sobre teatros, companhias de dança e, claro, circos – pelas quais ela recebeu muito reconhecimento.
No entanto, ela teve uma infância difícil. Foi abandonada pelo pai e perdeu a mãe para o câncer quando era adolescente. Mesmo assim, Laura continuou estudando arte, graças a uma bolsa que obteve num museu. E é graças a essa bolsa que ela conheceu o seu futuro marido, Harold Knight.
Harold e Laura admiravam o trabalho um do outro, tornaram-se amigos, apaixonaram-se e casaram.
A propósito, eu mencionei que Laura era uma Dame? Dame é o equivalente feminino de um Sir, um título que celebra as grandes conquistas do Reino Unido. Sim, Laura era uma mulher maravilhosa!
Dame Laura Knight | O circo
Por volta de 1920, Laura conheceu o famoso Bertram Mills Circus, no oeste de Londres.
Já havia pintado várias cenas de teatro e famosas companhias de balé e evidentemente estava encantada com o clima circense.
No Circus Matinee (abaixo), ela apresenta os preparativos do espetáculo. Aqui ela documenta o momento em que o acrobata (de vermelho) fala com o dançarino e o palhaço. Observe as posturas relaxadas dos três colegas que estão conversando. A pintura serve para lembrar ao público que há mais para os artistas circenses. Eles também são seres humanos que se esforçam para divertir os outros. E Laura o capturou como ninguém. É um trabalho lindo. Até os cavalos são mostrados na sua beleza magnífica.
Animais
Hoje em dia não é muito comum os circos terem animais, mas na época em Laura convivia com o Circo Mills, isso era comum. Como se pode ver, a sua presença não escapou aos olhos treinados da artista que os incluiu em muitas das suas obras. Ela gostou especialmente de um cavalo chamado Hassan que aparece em várias de suas pinturas.
Palhaços
Laura gostava de retratar momentos em que os artistas de circo mostravam que eram pessoas como as outras.
Em Um Palhaço Musical, a artista mostra o casal Bento – ele é um palhaço e ela uma dançarina. Sobre o quê estas personagens estão falando? Como seriam as atividades quotidianas nos bastidores de um circo? Laura liberta-nos para imaginar.
O espetáculo
A artista, porém, não retratou apenas os bastidores do encantador mundo circense. Ela também retratou os espetáculso de tirar o fôlego.
No belo The Trick Act (abaixo), ela mostra um cavaleiro rodeado de cores vibrantes e um público entusiasta. Laura capta perfeitamente toda a energia do espetáculo de circo, tal como capturou os seus detalhes mundanos do dia a dia.
Dame Laura Knight – o legado
Laura morreu em julho de 1970. De grande importância é o fato de que ela foi a primeira mulher a ser eleita na Royal Academy em 1927. Ela também foi a presidente da Society of Women Artists em 1932.
Laura obteve reconhecimento e ganhou prémios, mas o mais importante de tudo, capturou o espírito artístico de seu tempo e o fez admiravelmente bem.
Laura também exibiu e documentou continuamente na tela muitos eventos cruciais da sua época, como os Julgamentos de Nuremberg.
As pinturas circenses são apenas um aspecto do trabalho de Dame Laura Knight. Pessoalmente, gosto de ver artistas retratando artistas, mas se quiser saber mais sobre a obra de Dame Laura Knight, sugiro que visite o site oficial onde a biografia e as obras estão disponíveis. Deixe-se encantar por esta mulher – esta mulher maravilhosa.
Rute Ferreira
Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com. Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.