Paul Durand-Ruel – o homem por trás do impressionismo

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A notoriedade dos impressionistas deveu-se muito a um homem, o negociante de arte Paul Durand-Ruel .

Paul Durand-Ruel estabeleceu uma nova filosofia profissional e a missão da galeria baseada em princípios inovadores para a época, como a organização de exposições individuais, a promoção da arte e a criação de uma rede internacional de galerias.

Paul Durand-Ruel – Pierre Auguste Renoir

Paul Durand-Ruel – Pierre Auguste Renoir

Paul Durand-Ruel e o Impressionismo

A história do Impressionismo é conhecida: no final do século XIX, um grupo de jovens artistas franceses insatisfeitos com as regras académicas começou a desenvolver um novo tipo de arte que abordava novos temas e oferecia uma técnica diferente. No entanto, este grupo, que tinha no seu seio artistas como Monet e Renoir, não obteve um sucesso imediato.

A notoriedade dos impressionistas deveu-se em grande parte a um homem, o negociante de arte Paul Durand-Ruel

Paul Durand-Ruel – uma nova filosofia profissional

A história de Paul Durand-Ruel (1831-1922) começa, de facto, com o seu pai, Jean Durand-Ruel. Jean possuía uma galeria na rue des Petits Champs, 103, e foi aí que o jovem Paul Durand-Ruel se especializou para se tornar um marchand de arte.

Novas diretrizes para as galerias de arte

Em 1865, quando Jean morreu e Paul Durand-Ruel herdou a galeria aos 34 anos, estabeleceu uma nova filosofia profissional e a missão da galeria com base em princípios inovadores para a época, como a organização de exposições individuais, a promoção da arte e a criação de uma rede internacional de galerias.

Estes princípios guiam as galerias de arte até aos dias de hoje.

Paul Durand-Ruel na sua galeria de Arte

Photograph of Paul Durand Ruel in his gallery, by Dornac, 1910, archives Durand-Ruel © Durand-Ruel & Cie

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A oportunidade em Londres

Em 1870, durante a guerra franco-prussiana, Paul deixou Paris para se refugiar em Londres. Viu nesta estadia forçada uma oportunidade para expandir a sua atividade e, por isso, abriu uma galeria em New Bond Street.

Paul Durand-Ruel continua a procurar novos artistas que possa representar, artistas que produzam arte para o novo século que está prestes a começar. E foi em Londres que os encontrou, quando um dia conheceu Claude Monet e Camille Pissarro, ambos também refugiados em Londres.

Paul Durand-Ruel and Claude Monet em Giverny, 1900

Paul Durand-Ruel and Claude Monet em Giverny, 1900

Novos artistas

Posteriormente, o comerciante comprou alguns quadros para a sua galeria, numa altura em que não havia procura comercial para os mesmos. Capa do curso Mercado da Arte

A compra de obras foi um grande alívio para os pintores que viviam em constantes dificuldades financeiras, uma vez que não pintavam de acordo com as regras académicas, e Monet, por exemplo, tinha uma mulher e um filho para sustentar.

Paul Durand-Ruel, no entanto, viu o potencial daquela nova arte – o Impressionismo – que tinha nas experiências com a luz e a cor sua maior caraterística. Em 1876, organizou a segunda exposição dos impressionistas. Foi um fracasso.

Exposição em Nova Iorque

No entanto, Paul Durand-Ruel continua a insistir. Concedeu os subsídios financeiros necessários aos artistas e organizou mais algumas exposições na Europa, embora também não tenham sido muito bem sucedidas.

Apenas dez anos após a segunda exposição, as coisas começaram a mudar.

Paul Durand-Ruel organizou uma exposição em Nova Iorque e o seu sucesso foi imediato. O público americano ficou encantado com os quadros de Monet, Renoir e outros, comprando “moderadamente”, como disse o galerista.

Graças a este crédito, os franceses começaram a fazer o mesmo.

A personalidade de Paul Durand-Ruel

As cartas entre o marchand e os artistas revelam um homem profundamente sensível e inteligente, atento às inovações estéticas.

Paul Durand-Ruel apercebeu-se de que eles produziam arte de qualidade e ofereceu-lhes apoio não só financeiro mas também emocional.

Em cartas a Monet, por exemplo, o marchand sublinha a importância dos desafios e das dificuldades da vida, que devem ser tratados como lições.

O sucesso

Paul Durand-Ruel foi fundamental para o sucesso e reconhecimento dos impressionistas.

Atualmente, é também reconhecido como um dos precursores do mercado da arte moderna, tal como o conhecemos hoje. E, em parte, graças a ele e à sua insistência, o Impressionismo triunfou como um dos movimentos mais importantes da história da arte moderna.

Texto- Rute Ferreira

Imagem de capa - wikiart.org

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