quais as fases do cubismo
fases do cubismo | a fase cezanniana
Tal como o próprio nome indica, foi fortemente influenciada pela obra de Cézanne.
Assim sendo, o Cubismo verá como início a manutenção e desenvolvimento da técnica desenvolvida por este pintor Pós-Impressionista.
Pode ficar a conhecer Cézanne carregando na ligação.
Este é um dos quadros mais representativos desta fase e, também, aquele que marca o início da mesma.
As características principais da fase cezanniana são:
- Temática de paisagem ou figura humana em atelier;
- Representação racional e geométrica das formas (segundo a ideia de Cézanne de que tudo pode ser reduzido à sua forma geométrica-base);
- Formas delineadas por contornos quebrados;
- Manutenção dos volumes;
- Existência de perspectivas múltiplas com o desdobramento dos planos;
- Rostos são simplificados ou, então, representados como máscaras (influência da arte africana);
- Paleta cromática reduzida.
fases do cubismo | a fase analítica
Esta será a fase mais representativa do cubismo e onde Braque e Picasso conseguirão levar mais longe aquilo que haviam postulado teoricamente.
É a partir da fase analítica que o cubismo começa a ser apelidado como pintura abstracta – o que estava longe da intenção dos artistas, mas que é compreensível pelo resultado quase irreconhecível da representação.
Esta resulta da visão simultânea e multifacetada de vários planos do motivo observado (introdução da Quarta Dimensão), fazendo com que o mesmo pareça quase estar a implodir na tela e o objecto perde as suas características formais reconhecíveis à primeira vista. Ainda assim, mantém-se um certo estatismo nas formas pelo uso de planos achatados.
A fase analítica é marcada por:
- Temáticas de atelier, como sejam retratos e naturezas-mortas;
- Acentuada geometrização das formas, com a prática de perspectivas múltiplas – as formas desdobram-se em vários planos, completamente achatados;
- Anulação do fundo (confunde-se com o motivo, que invade totalmente a superfície do quadro);
- Bidimensionalidade completa;
- Bicromia: os pintores usavam exclusivamente ocres e cinzas.
fases do cubismo | a fase Sintética
A partir de 1912, o Cubismo abre portas a novos pintores, como Albert Gleizes, Jean Metzinger, Francis Picabia, Juan Gris, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, entre outros.
Esta fase surge, ainda, como uma cristalização de toda a actividade desenvolvida pelos pioneiros Braque e Picasso. Como Juan Gris disse, o Cubismo era «(…) uma arte de síntese, uma arte dedutiva», e terá sido nesse sentido que a fase sintética vê um recuo em relação à produção da fase analítica.
Deste modo, na fase sintética observamos telas com motivos mais reconhecíveis.
Pouco se alterará em relação à fase anterior, mas algumas características salientam-se:
- Formas geometrizadas e planas (embora com menos planos e pontos de vista que na fase analítica);
- Regresso à policromia.
7 Comentários. Leave new
Muito bem feito, vai deixar meu trabalho mais fácil com essa informações. 🙂
Obrigada pelo comentário. Ficamos felizes por os nossos posts serem úteis
Esta fase surge, ainda, como uma cristalização de toda a actividade desenvolvida pelos pioneiros Braque e Picasso. Como Juan Gris disse, o Cubismo era «(…) uma arte de síntese, uma arte dedutiva», e terá sido nesse sentido que a fase sintética vê um recuo em relação à produção da fase analítica.
o que quer dizer com cristalização?
Oi boa noite eu estou com um empasse meu pro professor de história do designer mim pediu pra fazer um trabalho pra nota criar um movimento eu não tenho nem ideia do que fazer. Será que você poderia mim ajudar. Ele pede 5 características conceituais e 5 características estéticas desse movimento mais eu não sei nem por onde começar.
Olá, aconselho a entrar no nosso blogue https://citaliarestauro.com/blog/ e na pesquisa colocar cubismo. Vão aparecer vários artigos que falam sobre este movimento e nos quais vai poder encontrar pistas para pesquisa. Bom trabalho!
Olá, aconselho a ir ao nosso blogue https://citaliarestauro.com/blog/ e na caixa de pesquisa colocar cubismo, temos vários artigos que falam sobre este movimento e indicam pistas de pesquisa. Bom trabalho!
[…] https://citaliarestauro.com/as-3-fases-do-cubismo/ […]