Futurismo – caracteristicas e principais artistas

Neste artigo vamos falar sobre o futurismo características marcantes e principais artistas.

futurismo carateristicas


Texto: Yolanda Silva | Curso Online Pintura das Primeiras Vanguardas.

Imagem de capaDanzatrice ossessionante (Dançarina assombrosa), Gino Severini, 1911, coleção privada. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gino_Severini,_1911,_La_Danseuse_Obsedante_(The_Haunting_Dancer,_Ruhelose_Tanzerin),_oil_on_canvas,_73.5_x_54_cm,_private_collection.jpg


O manifesto futurista

Quando falamos sobre futurismo caracteristicas e artistas marcantes teremos de pensar na publicação do Manifesto Futurista que marcou o inicio do movimento.

Em 1910, é publicadoManifesto dos Pintores Futuristas subscrito pelos pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Giacomo Balla e Luigi Russolo. Neste, propõem igualmente lutar contra a tradição artística, e inclusivamente contra o próprio Cubismo, fazendo a apologia da máquina, da velocidade, da luz e da sensação dinâmica.

Para conhecer este manifesto leia o artigo.

Ainda no mesmo ano, depois de uma conferência futurista em Moscovo, os artistas russos Mikhail Larionov e Natalia Gontcharova ficaram fascinados com o ideal futurista partilhado por Marinetti, e, em 1913, criam o Raionismo – uma via de pintura abstracta que joga com o dinamismo de feixes luminosos.

Ainda no mesmo ano, depois de uma conferência futurista em Moscovo, os artistas russos Mikhail Larionov e Natalia Gontcharova ficaram fascinados com o ideal futurista partilhado por Marinetti, e, em 1913, criam o Raionismo – uma via de pintura abstracta que joga com o dinamismo de feixes luminosos.

Futurismo carateristicas formais

O futurismo caracteristicas formais.

Formalmente, podemos atribuir à pintura futurista as seguintes características (ilustradas na apresentação que se segue):

  • Arabescos contorcidos;
  • Linhas circulares emaranhadas;
  • Uso de espirais e elipses;
  • Geometrização dos planos em ângulos agudos;
  • Contraste cromático acentuado (vermelhos estridentes, verdes intensos, amarelo e laranja-vivo).

Neste vídeo conheça o futurismo caracteristicas e principais artistas.

Aquilo que descrevemos até agora consistiu aquilo que ficou conhecido como a Primeira Fase do Futurismo, que terminou cerca de 1916, em plena Grande Guerra. A maior parte dos artistas futuristas desta fase alistou-se em força na Guerra, seguros de que esta seria um momento de transição altamente positivo para a sociedade.

Infelizmente, uns terão acabado por desaparecer na mesma – e os que sobreviveram sofreram uma tal desilusão que acabaram por abandonar as suas crenças e certezas no futurismo e enveredar por outros caminhos plásticos, como a Pintura Metafísica.

No período pós-Guerra reaparece uma nova vaga de artistas futuristas, cuja estética e ideologia foi aproveitada pela propaganda Mussolinista. É devido a esta ligação que o movimento do futurismo e a atitude estética destes artistas acabaram vistos com um desagrado generalizado.

Aprenda mais sobre vanguardas artísticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu