Quer conhecer a origem dos cultos romanos?

Qual a origem dos cultos romanos e que povos influenciaram a religião romana?

 

As religiões são sempre fruto de um conjunto de influências e de contextos. A religião de Roma foi também um resultado dos hábitos, práticas e crenças dos povos com que conjuntamente ocuparam a península itálica.

Os cultos romanos | a herança etrusca

Numa primeira fase (700-509 a.C.), destaca-se o legado Etrusco que consistiu na interpretação dos prodígios e nas práticas de adivinhação, tradicionalmente designado por “disciplina etrusca”.

As principais fontes sobre este tema foram os três grupos de livros que codificavam as revelações respeitantes a cada uma dessas especialidades: os libri haruspicini (técnicas adivinhatórias e leitura das entranhas de animais); libri fulgurales (significado transcendente dos relâmpagos); libri rituales (mortos, prodígios e outros múltiplos aspectos tocantes à vida pública e privada).

cultos romanos fígado de Piacenza

Diagrama (em bronze) de fígado de ovelha encontrado perto de Piacenza com inscrições etruscas

Os cultos romanos | a herança dos povos latinos

Nesta primeira fase também a herança dos povos latinos determinou a visão religiosa dos romanos e os cultos romanos , legando-lhes um panteão de deuses que se tornariam característicos da civilização romana, tais como DianaJúpiterPenatesVesta, alguns rituais, nomeadamente o culto prestado em templos, e a atitude perante o sagrado.


Conheça o culto à deusa vesta no artigo “O culto à deusa Vesta | quem eram as Vestais”.


É de salientar que o povo romano tinha uma aliança com o povo latino, denominada Liga Latina, cujo propósito religioso era estabelecer um período de trégua aquando da celebração colectiva das feriae latinae, e também durante o culto prestado a Diana no santuário do bosque de Nemi, junto a Arícia (Diana Nemorensis).

cultos romanos ruinas do templo de Diana em Nemi

Ruínas do Templo de Diana, em, Nemi. Foi um enorme complexo religioso com cerca de 45000 metros quadrados.

Os cultos romanos | a herança grega

Numa segunda fase (século V-II a.C.) é a influência religiosa da Grécia que predomina sobre Roma, por intermédio da colonização da península.

Desta civilização os romanos herdaram o hábito de tecer complexas narrativas mitológicas em torno dos seus deuses, e que se projectam na arte e na literatura.


 

Ao mesmo tempo gerava-se uma tendência para uma familiarização e antropomorfização dessas divindades, isto é, adaptam-nas ao seu contexto e atribuem-lhes outras designações, através do processo da interpretatio, tal como aconteceu com Apolo e Héracles, e projectam-nas com forma humana.


Conheça os deuses gregos e os seus correspondentes romanos no artigo “Quer conhecer os deuses gregos e seus correspondentes romanos?”


Os cultos romanos de origem grega foram sujeitos a controlo religioso pelos romanos, através da entidade decemuiri sacris faciundis. Esta entidade tolerava e aprovava os novos cultos, mas também se responsabilizava pela sua organização. Os cultos báquicos foram uma das heranças principais dos gregos aos romanos.


Referências bibliográficas;

CENTENO, Rui Manuel Sobral (coord.) – Civilizações Clássicas II. Roma. Documento pdf. Manual de História das Civilizações Clássicas. 1º ciclo de Estudos em História. Acessível na Plataforma de E-Learning da Universidade Aberta.

Artigo publicado no Jornal da comunidade cientifica de língua portuguesa – A Pátria.

Diana Carvalho

Diana Carvalho

Mestre em História e Património, membro do Conselho Científico da Revista Herança e colunista em a Pátria. Está actualmente integrada como técnica nas escavações arqueológicas do Castelo de Leiria. É também autora de artigos científicos na vertente do Património Cultural e da História.

null

Cultura, crenças e quotidiano na Roma Antiga

Fique a conhecer como se vivia da Roma Antiga:
a sua cultura, crenças, arquitetura, personalidades,
o que comiam, como se vestiam e como funcionava a sociedade.
Conheça o curso online

Da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu