Todos querem ser felizes e cada um de nós tem uma ideia diferente de felicidade. E, provavelmente agora mais do que nunca, percebemos que na realidade, ela é construída por pequenas coisas. E para deixar claro do que estamos falando, vamos ilustrar essas coisinhas com as miniaturas de Reza Abbasi – miniaturista, calígrafo e pintor persa do Sec. XVI.
Esperamos que este artigo de Rute Ferreira a(o) ajude a esboçar um sorriso e a procurar a felicidade nos pequenos detalhes!
Reza Abbasi
Reza Abbasi nasceu em 1565 e foi um importante miniaturista, calígrafo e pintor. A sua obra é categorizada pelo período conhecido como Safávida, época em que a dinastia xiita de mesmo nome dominou a Pérsia (entre 1501 e 1736). Os imperadores desta dinastia compreenderam a importância da arte não apenas para a construção de uma identidade xiita, mas também para os negócios.
Muitos artistas locais foram enviados para estudar na Europa, algo que antes não era comum. Nem os temas escolhidos por Reza Abbasi nas suas miniaturas e pinturas eram típicos. Retratar mulheres jovens (muitas vezes nuas) era uma novidade, assim como o tema dos amantes. Ambos os temas, no entanto, trouxeram a Reza Abbasi muito sucesso entre os seus compradores.
As miniaturas de Reza Abbasi são cuidadosamente elaboradas com elementos da caligrafia. O artista era especialista em retratos, e é esse género que apresento aqui para mostrar que os pequenos detalhes fazem a felicidade.
1 – Faça chá (ou um bom café)
Reza Abbasi, Saki, 1609, Golestan Palace, Teeran, Iran
Uma das melhores sensações da vida pode ser chegar a casa após um longo dia de trabalho (ou desligar-se do teletrabalho) e deliciar-se com um bom chá (ou café). Desfrutar de uma xícara de chá sozinho com os seus pensamentos dá uma carga extra de energia de que todos nós precisamos.
Em Saki, o artista mostra uma garota em vestes vermelhas que está segurando uma bandeja com três xícaras de chá.
2 – Leia um bom livro
Reza Abbasi, Youth Reading, 1626, British Museum, Londres
Ler é uma distração muito agradável e pode levá-lo a ser cada vez mais criativo. As histórias que você lê ficam sempre consigo de alguma forma e tornam-se uma parte de si.
Em Youth Reading, Reza demonstra mais uma vez o seu cuidado com cada detalhe da sua obra. O fundo amarelo combina muito bem com a roupa amarela do leitor. Abbasi era um mestre do amarelo, não acha?
1 Comentário.
Good respond in return of this matter with firm arguments aand telling everything regarding that. Carmina Flin Vieva