Conheça a historia e evolução da fotografia e como mudou a nossa forma de ver o mundo

Conheça a historia e evolução da fotografia e como mudou a nossa forma de ver o mundo.

Quando começa a historia da fotografia ? Como evoluiram as técnicas fotográficas até aos nossos dias? Que impacto teve a fotografia na arte? Como se afirmou a fotografia na área cientifica? Que papel teve a fotografia na sociedade ao alertar para situações de pobreza e exploração?

Ao longo do último ano publicámos vários artigos sobre a historia e evolução da fotografia que apontam algumas respostas a estas questões. Porque, muito mais que uma nova técnica, a fotografia mudou a forma de ver o mundo. Afirmou-se como arte. Contribuiu para os progressos científicos. Alertou a sociedade.

Mas a historia e evolução da fotografia fez-se de progressos nas técnicas fotográficas. Pode ficar a conhecê-los em detalhe no curso online História da Fotografia.

Quando começa a história da fotografia

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz. Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

Como se deu a história e evolução da fotografia

O Homem é conhecido pela sua produção de imagens desde as pinturas nas cavernas, de há mais de 20 mil anos atrás. Com a invenção da fotografia, contudo, surge uma imagem mais próxima da realidade e que compete directamente com pinturas que levavam horas, senão mesmo dias a serem produzidas. A fotografia regista o mais ínfimo detalhe numa questão de segundos, com máximo rigor e minúcia. Conheça aqui as primeiras fotografias de vários tipos.

Actualmente, a fotografia tornou-se assim um meio de comunicação potentíssimo e um modo de expressão que chega ao quotidiano de todo e qualquer ser humano em variadas formas.  A fotografia tornou-se extensivamente utilizada em periódicos de toda espécie, livros, etc. como modo de transmitir determinada informação ou publicitar produtos e serviços. Conheça aqui os pioneiros da fotografia social.

a historia e evolução da fotografia e o progresso cientifico

De facto, a fotografia domina o nosso dia-a-dia de tal forma que chega quase a passar despercebida em alguns casos. Por exemplo, existem câmaras de dimensões praticamente microscópicas usadas para controlo industrial, para apurar anomalias nas máquinas. Também na área da saúde existem microcâmaras do tamanho de comprimidos, que são utilizadas para ver o que se passa no interior do corpo, minimizando o desconforto de outras acções mais invasivas. Conheça aqui as primeiras utilizações da fotografia no âmbito das ciências do comportamento.

a historia e evolução da fotografia e a arte

Nos dias de hoje, a fotografia é reconhecida como modo de arte ou como meio-base usado pelos artistas. Por exemplo, Andy Warhol, artista do movimento Pop Art, frequentemente utilizava fotografias para produzir os seus conhecidos retratos de personalidades famosas do mundo do cinema (como Marilyn Monroe ou Audrey Hepburn) e da política (como Mao Zedong). As fotografias eram impressas sobre tela por meio de serigrafia e, posteriormente, pintadas com tinta de acrílico. Conheça aqui Phantom, de Peter Lik, a fotografia mais cara do mundo.


Aprenda mais sobre fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu