Quer conhecer a primeira fotografia de…? A primeira selfie, por exemplo.

Quer conhecer a primeira fotografia de…? A primeira fotografia. A primeira selfie. A primeira fotografia a cores. A primeira fotografia de paisagem. A primeira fotografia de um presidente…

Texto – Yolanda Silva autora do curso História da Fotografia

primeira fotografia selfie

Robert Cornelius, em 1839. Acredita-se que esta seja a primeira selfie da história da humanidade.

A fotografia

O Homem é conhecido pela sua produção de imagens desde as pinturas nas cavernas, de há mais de 20 mil anos atrás.

Com a invenção da fotografia, contudo, surge uma imagem mais próxima da realidade e que compete diretamente com pinturas que levavam horas, senão mesmo dias a serem produzidas. A fotografia regista o mais ínfimo detalhe numa questão de segundos, com máximo rigor e minúcia.

A primeira fotografia, de todas…

Primeira fotografia

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. É a primeira vez que uma imagem estável é obtida. Trata-se da primeira fotografia jamais produzida.

Actualmente, a fotografia tornou-se assim um meio de comunicação potentíssimo e um modo de expressão que chega ao quotidiano de todo e qualquer ser humano em variadas formas. Por exemplo: é uma excelente forma de guardar memórias.

Quantas fotografias foram tiradas para recordar aqueles momentos mais importantes das nossas vidas, como aniversários, casamentos, celebrações de todo o tipo.

Igualmente, e a um nível menos pessoal, a fotografia tornou-se extensivamente utilizada em periódicos de toda espécie, livros, etc. como modo de transmitir determinada informação ou publicitar produtos e serviços.

Conheça a primeira fotografia de …

Conheça, no vídeo seguinte a primeira fotografia de vários tipos e temas.

Para algumas pessoas, a fotografia pode tanto ser um passatempo como um modo de vida.

Encontramos fotografias em museus, galerias de arte, cobiçados por apreciadores e colecionadores de arte. Actualmente, a fotografia mais cara do mundo foi tirada pelo fotógrafo australiano Peter Lik e vale $6,5 milhões (cerca de €5,8 milhões), marcando a História da Arte. A venda deu-se em 2015, foi privada e o comprador permaneceu anónimo.

Nos dias de hoje, a fotografia é reconhecida como modo de arte ou como meio-base usado pelos artistas.

Aprenda mais fotografia nos nossos cursos online

Yolanda Silva

Yolanda Silva

Tem formação em História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). O seu percurso levou-a a trabalhar no Arquivo Histórico Municipal do Porto e no Museu do ISEP, no âmbito do inventário e conservação de coleções de Fotografia. Andou pelo mundo dos antiquários e pelo turismo, até que se tornou formadora, dedicando-se às áreas de História da Arte, Iconografia e Conservação de Fotografia. Trabalha atualmente no Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Património. Tem diversos trabalhos escritos / publicados nas áreas da História da Arte, Iconografia e Conservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu