Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto

Newsletter

A 19 de agosto celebra-se o Dia Mundial da Fotografia e, por isso, partilhamos alguns artigos relativos à técnica e arte da fotografia que talvez ainda não conheça.

O Dia Mundial da Fotografia acontece a 19 de agosto por ter sido o dia da apresentação do primeiro Daguerreótipo em 1839.

Pouco mais de uma década após aquela que é considerada a primeira fotografia alguma vez tirada. por Joseph Niépce, na década de 1820.

As técnicas fotográficas evoluíram enormemente desde esse data até termos, hoje, o poder de fotografar e partilhar instantaneamente as nossas fotos na palma da mão.

No dia mundial da fotografia celebramos uma fantástica invenção que mudou a história.

A fotografia, ao longo da sua história tornou-se arte, um enorme auxiliar das ciências e uma poderosa forma de intervenção social.

Vamos ver alguns dos aspetos mais marcantes desse caminho, de seguida, através de alguns dos nossos artigos.

Carregue nos títulos para ler os artigos sobre os temas.

Dia Mundial da Fotografia – A primeira fotografia alguma vez tirada

Joseph niepce A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal.

Surge a primeira fotografia.

 

Joseph Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes.

É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

Quer conhecer a primeira fotografia de…? A primeira selfie, por exemplo.

primeira fotografia no dia mundial da fotografia Quer conhecer a primeira fotografia de…?

A primeira fotografia.

A primeira selfie.

A primeira fotografia a cores.

 

A primeira fotografia de paisagem.

A primeira fotografia de um presidente…

Neste artigo que contém um vídeo conheça as primeiras fotografias…

Dia Mundial da Fotografia – Julia Margaret Cameron e a arte da fotografia

Julia Margaret Cameron No século XIX, estando a fotografia ainda a despertar, surge inesperadamente Julia Margaret Cameron.

Aos 48 anos descobriu este meio de registo de imagem, apaixonando-se obcecadamente por ele, tornando-se num marco na história da fotografia.

 

Julia Cameron fez todos os esforços para promover a fotografia, tornando-se membro das sociedades fotográficas de Londres e da Escócia.

Tentou dar um novo estatuto à fotografia, elevando-a à categoria de arte, rompendo assim, com o paradigma da fotografia convencional.

Dia Mundial da Fotografia – A fotografia como intervenção social

realismo social Dia Mundial da Fotografia No final do século XIX, os fotógrafos John ThomsonJacob Riis Lewis Hine, compreenderam que a fotografia como documento sociológico podia intervir na sociedade.

 

 

Casos de pobreza, miséria e de exploração, provocados pela industrialização e imigração nos E.U.A. e Inglaterra, foram assim denunciados.

É com eles que nasce o conceito de realismo social associado à fotografia.

Cada um deles seguiu um percurso em áreas de intervenção diferentes.

Estes fotógrafos contribuíram assim para a denúncia de mundos sociais desconhecidos, que passavam despercebidos aos olhos das classes mais favorecidas-

O realismo social despertou a consciência para as classes mais pobres e dos seus problemas sociológicos.

A fotografia mais cara do mundo… Phantom de Peter Lik

fotografia mais cara do mundo Ao longo do tempo, a fotografia foi ganhando notoriedade e muitas fotografias são hoje disputadas e pagas a peso de ouro.

São elevadas ao estatuto de muitas obras de arte.

 

 

Actualmente, a fotografia mais cara do mundo foi tirada pelo fotógrafo australiano Peter Lik e vale $6,5 milhões (cerca de €5,8 milhões), marcando a História da Arte.

A venda deu-se em 2015, foi privada e o comprador permaneceu anónimo.

Nas suas produções, Peter Lik é frequentemente atraído ao Antelope Canyon do Arizona.

Foi aqui que tirou a fotografia “Phantom”.

Aprenda sobre fotografia nos cursos online

Newsletter

Menu