Vamos procurar a felicidade nos pequenos detalhes? Inspirados pelas miniaturas de Reza Abbasi

Todos querem ser felizes e cada um de nós tem uma ideia diferente de felicidade. E, provavelmente agora mais do que nunca, percebemos que na realidade, ela é construída por pequenas coisas. E para deixar claro do que estamos falando, vamos ilustrar essas coisinhas com as miniaturas de Reza Abbasi – miniaturista, calígrafo e pintor persa do Sec. XVI.

Esperamos que este artigo de Rute Ferreira a(o) ajude a esboçar um sorriso e a procurar a felicidade nos pequenos detalhes!

Reza Abbasi

Reza Abbasi nasceu em 1565 e foi um importante miniaturista, calígrafo e pintor. A sua obra é categorizada pelo período conhecido como Safávida, época em que a dinastia xiita de mesmo nome dominou a Pérsia (entre 1501 e 1736). Os imperadores desta dinastia compreenderam a importância da arte não apenas para a construção de uma identidade xiita, mas também para os negócios.

Muitos artistas locais foram enviados para estudar na Europa, algo que antes não era comum. Nem os temas escolhidos por Reza Abbasi nas suas miniaturas e pinturas eram típicos. Retratar mulheres jovens (muitas vezes nuas) era uma novidade, assim como o tema dos amantes. Ambos os temas, no entanto, trouxeram a Reza Abbasi muito sucesso entre os seus compradores.

As miniaturas de Reza Abbasi são cuidadosamente elaboradas com elementos da caligrafia. O artista era especialista em retratos, e é esse género que apresento aqui para mostrar que os pequenos detalhes fazem a felicidade.

1 – Faça chá (ou um bom café)

Reza Abbasi chá

Reza Abbasi, Saki, 1609, Golestan Palace, Teeran, Iran

Uma das melhores sensações da vida pode ser chegar a casa após um longo dia de trabalho (ou desligar-se do teletrabalho) e deliciar-se com um bom chá (ou café). Desfrutar de uma xícara de chá sozinho com os seus pensamentos dá uma carga extra de energia de que todos nós precisamos.

Em Saki, o artista mostra uma garota em vestes vermelhas que está segurando uma bandeja com três xícaras de chá.

2 – Leia um bom livro

Reza Abbasi Ler

Reza Abbasi, Youth Reading, 1626, British Museum, Londres

Ler é uma distração muito agradável e pode levá-lo a ser cada vez mais criativo. As histórias que você lê ficam sempre consigo de alguma forma e tornam-se uma parte de si.

Em Youth Reading, Reza demonstra mais uma vez o seu cuidado com cada detalhe da sua obra. O fundo amarelo combina muito bem com a roupa amarela do leitor. Abbasi era um mestre do amarelo, não acha?

3 – Namore!

Reza Abbasi namoro

Reza Abbasi, Two Lovers, 1630, Metropolitan Museum of Art, Nova York

Esta é a minha miniatura favorita entre as miniaturas de Reza Abbasi. Este casal parece tão apaixonado e envolvido que me dá vontade de estar no lugar deles. Lembre-se de que a felicidade não é o seu amante em si, mas o tempo que passam juntos.

Retratos de casais foram alguns dos mais solicitados pelos clientes de Reza Abbasi.

4 – Cuide de um animal de estimação

Reza Abbasi animal estimação

Reza Abbasi, Young Portuguese, 1634, Detroit Institute of Arts, Detroit

Animais de estimação são ótimos companheiros. Eles podem divertir e fazer companhia e provavelmente irão amá-lo sem pedir nada em troca.

Em jovem português, Reza Abbasi apresenta um homem e o seu cachorro de estimação. Veja como ele lhe oferece a própria bebida e olha para ele com tanta ternura!

5 – Aproveite o repouso

Reza Abassi

Reza Abbasi, Reclining Nude, 1590, Freer and Sackler Galleries (Smithsonian Institution), Washington

Ok, isso é difícil quando você tem uma vida agitada e muito trabalho. Mas, de vez em quando, precisa de ir devagar, ir com calma e descansar um pouco.

Sua mente e seu corpo vão agradecer, e você sempre pode se inspirar em Nus Reclinados de Reza Abbasi para recarregar energias.

6 – Deguste um bom vinho

Reza Abbasi vinho

Reza Abbasi, Young man with a bottle and a wine-cup, wikiart.org

Saborear um bom vinho, calmamente, sentindo sabores e aromas é sem dúvida criar um momento único. A felicidade não está em beber mas, mais uma vez seguindo Reza Abbasi, em degustar os pequenos detalhes.


A felicidade sempre será nosso velo de ouro e continuar em busca dela faz parte da vida.

Só não se esqueça de notar quando ela aparecer nos detalhes. Ou nas miniaturas.


Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Da autora

1 Comentário. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu