O impressionismo teve a sua origem nos anos 60 do Sec. XIX e afirmou-se de forma clara na Exposição de 1874.
O Impressionismo
Constitui um movimento de ruptura relativamente aos cânones académicos contrapondo a estes a pintura feita nos locais, ao ar livre e a captação das variações de luz e cores da Natureza.
Os artistas procuram libertar-se da simetria e dos conceitos geométricos, passando a obedecer à sua própria perceção sensorial no momento da criação.
O movimento impressionista é assim, e acima de tudo, a afirmação da liberdade de expressão individual do artista.
É por esta razão que quando definimos as caraterísticas da pintura impressionista e analisamos algumas obras dos artistas normalmente integrados neste movimento podemos ter alguma dificuldade de “arrumação”; por vezes obras de artistas definidos como impressionistas não contêm as caraterísticas que em história de arte estabelecemos como definidoras deste movimento.
Mas é esta afinal a essência do movimento impressionista: a liberdade individual.
6 Caraterísticas que definem o impressionismo
Vamos fazer um breve percurso por aquelas que são consideradas as principais caraterísticas da pintura impressionista.
Captar o momento
A pintura deveria ser capaz de captar o momento, o instante modelado pela luz e pelo movimento.
“Impressão, nascer do Sol”, Claude Monet
wikipedia.org/wiki/Claude_Monet#/media/File:Claude_Monet,_Impression,_soleil_levant,_1872.jpg
Luz e cor
As figuras mudam de cambiante conforme o momento do dia e a incidência da luz.
São conhecidas as séries de pinturas de Claude Monet com a mesma paisagem em vários momentos do dia.
Parlamento inglês, Londres, Claude Monet
Pintura ao ar livre
Privilegiavam a pintura realizada em exterior, ao ar livre, que permitia a captação das variações de cor da Natureza. Os temas preferidos eram temas sobre a Natureza, sobretudo paisagens.
“Monet pintando no seu barco”, Edouard Manet
http://warburg.chaa-unicamp.com.br/obras/view/2057
Ausência de desenho
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
Berthe Morisot, “A filha da artista com a sua ama”. Detalhes dos contornos das figuras sem desenho
Sombras
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impressão visual que nos causam; não escuras ou pretas. A ausência de preto é outra das caraterísticas apontadas à pintura impressionista.
Assim, os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos recorrendo a cores complementares e não ao jogo de claro / escuro.
Cores
As cores e tons não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e dissociadas nos quadros em pinceladas soltas. As cores e tons passam a ser apropriadas pelo observador. A construção das tonalidades passa a ser fundamentalmente óptica.
Impressão, nascer do Sol, detalhe
O Impressionismo – pinturas de luz e cor
E-book interativo
Sobre a exposição de 1874
Com um aspeto de pintura ainda a ser completada e com temas que iam da natureza aos hábitos da vida quotidiana, o impressionismo é o primeiro grande movimento de vanguarda da arte moderna.
A história do movimento é uma das mais interessantes da história da arte:
em 1874, um grupo de artistas, entre os quais Claude Monet (1840-1926), Auguste Renoir (1841-1919) e Camille Pissarro (1830-1903), organizaram uma exposição no segundo andar do edifício Boulevard des Capucines, onde funcionava até então o estúdio do fotógrafo Félix Nadar.
Cerca de 3500 pessoas visitaram a exposição, entre elas o crítico de arte Louis Leroy (1812-1885), que foi ácido no seu comentário sobre as obras, em especial sobre a pintura Impressão, Nascer do Sol, de Monet. Leroy escreveu que qualquer papel de parede era mais bem acabado que aquela pintura, num artigo chamado A Exposição dos Impressionistas. E assim o grupo ficou – e ainda é – conhecido.
Um aspecto interessante sobre os impressionistas é que, diferentemente de alguns outros movimentos de vanguarda, eles formavam uma espécie de grupo coeso.
2 Comentários.
[…] (1884-1920), Juan Gris (1887-1927) e Georges Braque (1882-1963). Foi ao mesmo tempo um pintor Impressionista, Cubista, Futurista, Expressionista e Simbolista e não seguia nenhuma escola de arte: odiava o […]
[…] Os impressionistas, movimento na qual Monet esteve imerso, tinham a particularidade de pintar ao ar livre, para assim captar as diferentes nuances de cor que a luz transmitia ao longo do dia. Nesta pintura, Monet está atento ao seu trabalho, um esboço da margem que tem diante de si. Camille faz companhia ao artista e parece estar distraída ou reservada, enquanto Monet compõe a pintura. […]