É com muito gosto que apresentamos o curso online certificado sobre história da arte brasileira .
O tema – história da arte brasileira – é sem dúvida imenso, diverso, tão interminável quanto a interminável capacidade criativa do povo brasileiro. Não iremos aqui tratar movimentos e artistas de forma enciclopédica mas sim olhar para o percurso da história da arte brasileira desde a tão pouco conhecida arte rupestre até aos movimentos de rutura contemporâneos.
Conheça as primeiras palavras sobre o curso da autora Rute Ferreira.
O Brasil
O Brasil é um país imenso, localizado no continente americano e que abriga atualmente mais de 200 milhões de pessoas, divididas em cinco regiões, formadas por vinte e seis estados e um Distrito Federal, num território de 8.516.000 km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial.
Colonizado por portugueses a partir do seu “descobrimento”, em 1500, o Brasil já era um território habitado há bastante tempo. Juntos – o que não quer dizer unidos – os nativos, portugueses e escravizados africanos, dentre outros, deram início a um país multicultural e miscigenado. Nas origens do povo brasileiro há um pouco de cada parte do mundo.
Não é por acaso que a arte produzida no país seja tão distinta, tão regional e ao mesmo tempo tão universal. Não é a toa que, ao receber referências de tantas ordens, a arte brasileira seja tão diversa, como diverso é o seu povo. Estudar a história da arte brasileira é mais que conhecer movimentos e estéticas produzidas num determinado território.
Trata-se ainda – e principalmente – de reconhecer a busca de um povo por sua identidade cultural.
história da arte brasileira | antes, muito antes…
Para começar esse estudo, conheceremos um pouco a respeito da arte rupestre do território brasileiro, algo que as instituições governamentais (e a maior parte do povo brasileiro) em pouco ou nada tem mostrado interesse.
Imagem – Pintura rupestre na Serra da Capivara e imagem símbolo do local.
Em seguida, veremos as produções de dois povos que habitavam o país antes, muito antes da chegada das caravelas portuguesas: as artes marajoara e tapajó. Essas culturas podem nos revelar muito acerca do povoamento do país antes de 1500, o ano que marca a chegada de Pedro Álvares Cabral ao país e que serve como nosso “ano zero”, ao menos em boa parte da historiografia oficial.
Imagem – Estatueta feminina em forma de falo, cultura marajoara. Pode ler mais sobre o tema.
Também conheceremos um pouco sobre a arte indígena que esse navegador e sua tripulação encontraram ao chegar aqui.
Imagem – Arte plumária brasileira.