Num curso de iconografia online da Citaliarestauro aprenda a aplicar métodos de análise iconográfica e conheça símbolos, representações e atributos presentes nas obras de arte desde a antiguidade aos nossos dias.
Um curso de iconografia online destina-se a profissionais que se dediquem a atividades relacionadas com a História e História de Arte, Museografia, Conservação e Restauro, Guias Turísticos e ainda a todos os interessados pelo tema.
Curso de iconografia online na Citaliarestauro
Num curso de iconografia online da Citaliarestauro pode aprender:
Curso de iconografia online – Iconografia dos Santos
Vai, por exemplo, aprender a identificar o Tetramorfo
Esta é uma das representações presentes na arte cristã.
Representa os Quatro Evangelistas. Estes assumem uma iconografia particularmente rica e diferenciada, pela sua participação na produção da Bíblia.
Assim, ao longo do tempo, podem ser representados como indivíduos ou como um conjunto, num formato muito interessante.
Tendo por base os dados que vimos anteriormente, podemos identificar, em primeiro lugar, Deus na Primeira Pessoa, ao centro, distinguindo o seu nimbo triangular (aponta para a Santíssima Trindade).
Sob essa figura, temos três animais e enfrentando-O e um anjo.
O que significa o Tetramorfo
Conhecendo o Novo Evangelho, podemos perceber que Deus Pai está rodeado pelos Quatro Apóstolos Evangelistas.
Estes, com frequência, surgem representados não apenas como pessoas ostentando determinados objetos como atributos, mas como animais (e um Anjo, no caso de São Mateus), orientando-nos para a sua autoria dos Evangelhos de Cristo.
Assim, esta figuração, a que chamamos Tetramorfo (tetra, do grego: quatro, e morfo, de morpho, em grego: forma), substituirá a figuração tradicional destes Apóstolos, salientando a sua importância como Evangelistas.
O porquê destas representações
Estas representações estão directamente ligadas ao Evangelho respectivo de cada Apóstolo. Assim:
– o Anjo (ou um Homem) representa São Mateus, porque defendeu a humanidade de Cristo ao longo do seu testemunho. São Mateus simboliza o Nascimento e deve ser colocado à direita de Cristo;
– o Leão representa São Marcos, porque começa o seu Evangelho com a previsão do Baptista («voz que clama do deserto»). Simboliza a Ressureição e fica igualmente à direita de Cristo;
– o Touro representa São Lucas, que fala do sacrifício de Zacarias, pai de São João Baptista (o animal escolhido para os sacrifícios era, geralmente, o touro). Além disto, fala alargadamente do sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando, por isso, a Paixão. Situa-se à esquerda de Cristo;
– a Águia representa São João, que começa o seu Evangelho no Céu, debruçando-se sobre o espiritual. Segundo o bestiário, a águia será o único animal que pode olhar de frente o Sol, que, neste caso, será simbólico da pessoa divina. A Águia é representada à esquerda, acima do Touro.
Quando representados isoladamente, os Evangelistas são também muitas vezes representados com os seus atributos, o que permite identificá-los.

Ícone de São Marcos Evangelista, 1657 Fonte: wikipedia
Curso de Iconografia Online – Mitologia e Iconografia da Civilização Egípcia
Vai por exemplo aprender a identificar Atum
Neste curso de iconografia online vai aprender a identificar as mais relevantes divindades do panteão egípcio como é o caso de Atum
A lista de divindades começa com Atum, também designado Atem ou Tem, e como Rá.
Atum é geralmente representado como um homem ostentando o toucado real ou a coroa dupla vermelha e branca dos reinos unificados do Alto e Baixo Egipto.
No Livro dos Mortos, é ainda representado como serpente, associado ao ciclo da renovação (a lenda conta que terá ascendido as águas do caos na aparência de uma serpente).
Outras vezes, também pode surgir como um leão, um touro, um lagarto ou um gorila.
É uma das divindades mais referidas nos textos sagrados.
A sua importância é evidenciada nos Textos da Pirâmides, onde é retratado como criador e pai dos reis.
Atum é uma deidade autocriada, ou seja, criou-se a si mesmo: emergiu do abismo de escuridão e água que existia antes da criação.