O método de análise de Panofsky
Em 1939, Panofsky apresenta o seu método iconológico de análise da obra de arte.
Neste, ele defende que não podemos apenas depender das fontes literárias. Estas nem sempre são fiáveis, porque podem nem existir!
Segundo afirma, devemos investigar o o modo como, de acordo com as diferentes condições históricas a que está sujeito, o artista escolhe o tema, objecto ou facto; e passa a estudar o significado.
Por: Yolanda Silva, autora dos cursos online Iconografia e Análise de Obras de Arte
Erwin Panofsky
O exemplo de Panofsky é muito claro:
Um homem levanta o seu chapéu.
Em termos iconográficos, o que existe é esta acção em que o homem retira o chapéu da cabeça. Todavia, numa análise iconológica, descortina-se um significado do gesto.
Tendo como base a cultura ocidental que possuem ambos intervenientes (quem vê e quem levanta o chapéu), sabemos que aquele é um gesto de cordialidade.
Todavia, chegar a este nível de compreensão depende, à partida, de um conhecimento prévio dos valores sociais que envolvem esse gesto.
Portanto, identificam-se três níveis de compreensão:
- O primário ou natural
- O secundário ou convencional
- O terciário ou intrínseco.
A partir da imagem d’A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, vamos analisar cada um destes pontos.
A Última Ceia – Leonardo da Vinci, Sala do Refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, Milão.
http://en.wikipedia.org/wiki/Last_Supper#mediaviewer/File:%C3%9Altima_Cena_-_Da_Vinci_5.jpg
O nível primário corresponde a um nível básico de entendimento, ou seja, a percepção natural da obra.
Neste primeiro nível, não usamos conhecimentos nem domínios culturais aprofundados para perceber a mensagem.
Portanto:
1ª leitura – treze homens à mesa na hora da ceia
O segundo nível de compreensão requer já um certo conhecimento iconográfico, na medida em que aqui começa a interpretação da mensagem e do seu significado.
Assim, qualquer indivíduo que tenha tido uma educação da cultura ocidental poderá, à partida, identificar a cena como a da Última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos.
2ª leitura – A Última Ceia
No terceiro e último nível de interpretação, o observador não apenas recebe e interpreta a mensagem contida naquela representação, como procura interpretá-la sob o ponto de vista histórico, social e cultural, procurando inter-relações que ampliem o seu significado.
Este nível vê a arte não apenas como acto isolado, mas como produto de circunstâncias históricas, sociais e culturais propícias à sua criação.
Desta forma, o terceiro nível de conhecimento necessita de um conhecimento e entendimento mais aprofundados, a nível técnico, cultural e histórico, para responder à última questão: «O que significa?»
3ª leitura – tema encontra-se representado na sala de refeitório do Convento – um tema recorrente para este tipo de divisão, pelo seu carácter doutrinal e referência ao momento da refeição.
Vamos explorar um pouco mais estes três níveis de análise da obra de arte, colocando-o em prática com um exemplo diferente.
Conheça os cursos de análise de arte
Mercado da arte – como funciona o mercado da arte
Arte Moderna – Pacote de 5 cursos online
Iconografia cristã
Pacote de 2 cursos online : Iconografia (dos Santos + Iconografia (Jesus e Maria)
No final deste Pacote de cursos sobre iconografia cristã os participantes estarão aptos a reconhecer e distinguir os conceitos de iconografia e iconologia, identificar e reconhecer personagens e cenários, utilizando a análise iconográfica. Identificar as fontes literárias e gráficas importantes para a leitura iconográfica. Perante um caso prático, aplicar o método iconográfico em todos os níveis de análise reconhecendo e contextualizando personagens e episódios da iconografia cristã, tal como os episódios da vida de Jesus e Maria