Analisando Arte | Última Ceia

Aproximando-se a Páscoa, em mais um artigo de Analisando Arte… vamos olhar para a Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Este fresco que se encontra em  Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, é uma das obras mais visitadas desta cidade. É igualmente uma das mais famosas obras de Leonardo.

Vamos olhar com mais atenção para esta pintura e descobrir algumas das suas particularidades.

Do curso Iconografia (Jesus e Maria)

Analisando Arte | Última Ceia

As representações da Última Ceia

A Última Ceia é sem dúvida uma das cenas mais representadas na arte ocidental. É o momento do anúncio da traição de Judas e da Eucaristia, normalmente obedecendo ao Evangelho segundo Mateus.
A representação típica coloca Jesus como figura central, durante a ceia de páscoa judia. Jesus pode estar a erguer o cálice ou a partir o pão, gestos associados ao momento da benção do pão e do vinho (Lucas 22, 19: . Judas pode ser representado ou não, mas geralmente figura como alguém mais escuro e com o saco das moedas (na mão ou atrás das costas), que está separado ou parece estar a sair da cena.

Os outros Apóstolos estão alvoraçados e entristecidos, questionando quem será o traidor de que Jesus fala. O Apóstolo João é representado como o mais novo, imberbe.
Todos têm nimbos, excepto Judas. Sobre a mesa, os objectos variam, mas consta o essencial: pão, copos, vasos e pratos de cerâmica e, por vezes, uma faca. Por vezes, Judas é representado aproximando a mão da faca. “

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Cta_Widget”][/siteorigin_widget]

Elementos iconográficos relevantes na Última Ceia

Instituição da Eucaristia e a Transubstanciação: partilha do pão e do vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo (o sacrifício pelo perdão dos pecados).

Judas de pele escura e feições distorcidas; vestido de amarelo e com saco de moedas (atributo).

Iconograficamente associada, por vezes, com outras prefigurações da Eucaristia do Antigo Testamento, como o Encontro de Abraão e Melquisedec ou Elias e o Anjo.

Faca: símbolo da traição de Judas (atributo)


 

[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

1 Comentário. Leave new

  • Il Cenacolo es una obra filosófica que muestra la coincidencia de la teoría del amor pagana (Platón, Simposio) y la cristiana (Evagelio johanico), inspirada en De amore, de Ficino, quien aparece conversando con Platon en la trimera triade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu