Analisando Arte | Última Ceia

Newsletter

Aproximando-se a Páscoa, em mais um artigo de Analisando Arte… vamos olhar para a Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Este fresco que se encontra em  Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, é uma das obras mais visitadas desta cidade. É igualmente uma das mais famosas obras de Leonardo.

Vamos olhar com mais atenção para esta pintura e descobrir algumas das suas particularidades.

Do curso Iconografia (Jesus e Maria)

Analisando Arte | Última Ceia

As representações da Última Ceia

A Última Ceia é sem dúvida uma das cenas mais representadas na arte ocidental. É o momento do anúncio da traição de Judas e da Eucaristia, normalmente obedecendo ao Evangelho segundo Mateus.
A representação típica coloca Jesus como figura central, durante a ceia de páscoa judia. Jesus pode estar a erguer o cálice ou a partir o pão, gestos associados ao momento da benção do pão e do vinho (Lucas 22, 19: . Judas pode ser representado ou não, mas geralmente figura como alguém mais escuro e com o saco das moedas (na mão ou atrás das costas), que está separado ou parece estar a sair da cena.

Os outros Apóstolos estão alvoraçados e entristecidos, questionando quem será o traidor de que Jesus fala. O Apóstolo João é representado como o mais novo, imberbe.
Todos têm nimbos, excepto Judas. Sobre a mesa, os objectos variam, mas consta o essencial: pão, copos, vasos e pratos de cerâmica e, por vezes, uma faca. Por vezes, Judas é representado aproximando a mão da faca. “

Elementos iconográficos relevantes na Última Ceia

Instituição da Eucaristia e a Transubstanciação: partilha do pão e do vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo (o sacrifício pelo perdão dos pecados).

Judas de pele escura e feições distorcidas; vestido de amarelo e com saco de moedas (atributo).

Iconograficamente associada, por vezes, com outras prefigurações da Eucaristia do Antigo Testamento, como o Encontro de Abraão e Melquisedec ou Elias e o Anjo.

Faca: símbolo da traição de Judas (atributo)


Aprenda mais sobre iconografia

1 Comentário. Leave new

  • Il Cenacolo es una obra filosófica que muestra la coincidencia de la teoría del amor pagana (Platón, Simposio) y la cristiana (Evagelio johanico), inspirada en De amore, de Ficino, quien aparece conversando con Platon en la trimera triade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu