Explore o Codex Forster de Leonardo da Vinci página a página

Explore, página a página, o Codex Forster de Leonardo da Vinci. Um dos cadernos de anotações do génio do Renascimento que nos fascina até hoje na publicação do Victoria & Albert Museum.

Explore Leonardo da Vinci’s notebooks

Os cadernos de anotações de Leonardo da Vinci

Pintor, matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, engenheiro militar, escultor… Falamos de Leonardo da Vinci o grande génio do Renascimento que no fascina até hoje!

Leonardo registava tudo em anotações: desde rascunhos até pensamentos, emoções, planos, esboços e outras reflexões. Utilizava a famosa escrita em espelho ou especular. Significando que escrevia na direção oposta ao que é corrente e sendo necessário um espelho para a leitura das suas notas.

Os seus cadernos de anotações são um enorme legado de conhecimento que vamos agora conhecendo.

O Codex Forster

O Victoria & Albert Museum disponibiliza o Codex Forster em formato digital. Tratam-se na realidade de 3 publicações digitais de grande qualidade, nas quais podemos explorar as notas de Leonardo com detalhe:

 O Codex Forster I

Codex Forster I

Contém os cadernos mais antigos da coleção do V&A (do fólio 41, aproximadamente 1487 – 90, Milão) e o mais recente (até o fólio 40, 1505, Florença). Escritos na famosa escrita de espelho de Leonardo, os assuntos explorados variam da engenharia hidráulica a um tratado sobre a medição de sólidos.

O Codex Forster II

É composto por dois cadernos unidos. Ambos foram compilados em Milão, enquanto Leonardo estava ao serviço do duque de Milão, Ludovico Sforza (1452 – 1508). O primeiro caderno (até o fólio 63, por volta de 1495) contém notas e diagramas sobre a teoria das proporções, mas também esboços diversos, incluindo quadros de tecelagem (fólios 49 verso – 50 recto), arquitetura (como no folio 52 recto) e alguns desenhos figurativos, como a Virgem e Menino (folha 37 recto). O segundo caderno (do fólio 64, aproximadamente 1495 – 97) inclui notas sobre a teoria dos pesos e balanças, bem como esboços sobre movimento perpétuo (como no fólio 90 verso – 91 recto), desenhos de capacetes (folio 65 recto), e uma receita para fazer tintas (folha 159 recto).

O Codex Forster III

Codex Forster 3

Foi compilado entre 1490 e 1493, quando Leonardo estava a serviço de Ludovico Sforza, duque de Milão. É o mais variado de todos os cadernos da V&A. Notas e diagramas sobre geometria, pesos e hidráulica são intercalados com anotações e esboços sobre diversos assuntos, como dispositivos de travamento (folhas 42 reto, 54 verso ou 75 recto), arquitetura (veja o verso 55), roupas e chapéus (folha 8) – 10 recto) e anatomia humana e animal. No fólio 28 recto, por exemplo, um desenho mostra os cabelos e as camadas de pele de uma cabeça humana.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci leia o artigo “Quem foi Leonardo da Vinci ? “.


 

 

Aprenda mais sobre história da arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu