A Última Ceia Andrea del Castagno, 1447
Hoje, vamos olhar para a última ceia de Leonardo da Vinci e para mais algumas representações deste episódio da vida de Jesus em pintura.
E perceber porque nos é tão fácil identificar esta representação na arte.
Contém um vídeo de análise desta obra de arte.
Este fresco que se encontra em Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, é uma das obras mais visitadas desta cidade.
É igualmente uma das mais famosas obras de Leonardo da Vinci.
Pode conhecer melhor a vida e obra de Leonardo da Vinci carregando aqui.
Vamos olhar com mais atenção para a última ceia de Leonardo da Vinci e descobrir algumas das suas particularidades.
Porque é tão óbvio que estamos perante a representação de a última ceia ?
Talvez porque, ainda que não formalizadas, detemos as ferramentas de análise iconográfica que nos permitem identificar os significados a esta obra.
Em 1939, Erwin Panofsky apresentou o seu método iconológico de análise da obra de arte.
A aplicação que faz deste método à análise de a última ceia de Leonardo da Vinci ajuda-nos a responder à questão.
Vamos ver de seguida.
Os 3 níveis de análise
A Última Ceia – Leonardo da Vinci, Sala do Refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, Milão.
O nível primário corresponde a um nível básico de entendimento, ou seja, a perceção natural da obra.
Neste primeiro nível, não usamos conhecimentos nem domínios culturais aprofundados para perceber a mensagem.
Portanto:
1ª leitura – treze homens à mesa na hora da ceia
O segundo nível de compreensão requer já um certo conhecimento iconográfico, na medida em que aqui começa a interpretação da mensagem e do seu significado.
Assim, qualquer indivíduo que tenha tido uma educação da cultura ocidental poderá, à partida, identificar a cena como a da Última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos.
2ª leitura – Estamos perante A Última Ceia
No terceiro e último nível de interpretação, o observador não apenas recebe e interpreta a mensagem contida naquela representação.
Procura interpretá-la sob o ponto de vista histórico, social e cultural, procurando inter-relações que ampliem o seu significado.
Este nível vê a arte não apenas como ato isolado, mas como produto de circunstâncias históricas, sociais e culturais propícias à sua criação.
Desta forma, o terceiro nível de conhecimento necessita de um conhecimento e entendimento mais aprofundados, a nível técnico, cultural e histórico, para responder à última questão: «O que significa?»
3ª leitura – tema encontra-se representado na sala de refeitório do Convento
Um tema recorrente para este tipo de divisão, pelo seu carácter doutrinal e referência ao momento da refeição.
E quais são os elementos recorrentes nesta representação que nos levam a identificá-la?
“A Última Ceia é sem dúvida uma das cenas mais representadas na arte ocidental.
É o momento do anúncio da traição de Judas e da Eucaristia, normalmente obedecendo ao Evangelho segundo Mateus.
A representação típica coloca Jesus como figura central, durante a ceia de páscoa judia.
Jesus pode estar a erguer o cálice ou a partir o pão, gestos associados ao momento da benção do pão e do vinho (Lucas 22, 19: .
Judas pode ser representado ou não, mas geralmente figura como alguém mais escuro e com o saco das moedas (na mão ou atrás das costas), que está separado ou parece estar a sair da cena.
Os outros Apóstolos estão alvoraçados e entristecidos, questionando quem será o traidor de que Jesus fala.
O Apóstolo João é representado como o mais novo, imberbe.
Todos têm nimbos, exceto Judas.
Sobre a mesa, os objetos variam, mas consta o essencial: pão, copos, vasos e pratos de cerâmica e, por vezes, uma faca. Por vezes, Judas é representado aproximando a mão da faca. “
Elementos iconográficos relevantes em A Última Ceia
Instituição da Eucaristia e a Transubstanciação: partilha do pão e do vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo (o sacrifício pelo perdão dos pecados).
Judas de pele escura e feições distorcidas; vestido de amarelo e com saco de moedas (atributo).
Iconograficamente associada, por vezes, com outras prefigurações da Eucaristia do Antigo Testamento, como o Encontro de Abraão e Melquisedec ou Elias e o Anjo.
Faca: símbolo da traição de Judas (atributo).