Qual a origem dos cultos romanos e que povos influenciaram a religião romana?
As religiões são sempre fruto de um conjunto de influências e de contextos. A religião de Roma foi também um resultado dos hábitos, práticas e crenças dos povos com que conjuntamente ocuparam a península itálica.
Os cultos romanos | a herança etrusca
Numa primeira fase (700-509 a.C.), destaca-se o legado Etrusco que consistiu na interpretação dos prodígios e nas práticas de adivinhação, tradicionalmente designado por “disciplina etrusca”.
As principais fontes sobre este tema foram os três grupos de livros que codificavam as revelações respeitantes a cada uma dessas especialidades: os libri haruspicini (técnicas adivinhatórias e leitura das entranhas de animais); libri fulgurales (significado transcendente dos relâmpagos); libri rituales (mortos, prodígios e outros múltiplos aspectos tocantes à vida pública e privada).
Diagrama (em bronze) de fígado de ovelha encontrado perto de Piacenza com inscrições etruscas
Os cultos romanos | a herança dos povos latinos
Nesta primeira fase também a herança dos povos latinos determinou a visão religiosa dos romanos e os cultos romanos , legando-lhes um panteão de deuses que se tornariam característicos da civilização romana, tais como Diana, Júpiter, Penates, Vesta, alguns rituais, nomeadamente o culto prestado em templos, e a atitude perante o sagrado.
É de salientar que o povo romano tinha uma aliança com o povo latino, denominada Liga Latina, cujo propósito religioso era estabelecer um período de trégua aquando da celebração colectiva das feriae latinae, e também durante o culto prestado a Diana no santuário do bosque de Nemi, junto a Arícia (Diana Nemorensis).
Ruínas do Templo de Diana, em, Nemi. Foi um enorme complexo religioso com cerca de 45000 metros quadrados.
Os cultos romanos | a herança grega
Numa segunda fase (século V-II a.C.) é a influência religiosa da Grécia que predomina sobre Roma, por intermédio da colonização da península.
Desta civilização os romanos herdaram o hábito de tecer complexas narrativas mitológicas em torno dos seus deuses, e que se projectam na arte e na literatura.
Ao mesmo tempo gerava-se uma tendência para uma familiarização e antropomorfização dessas divindades, isto é, adaptam-nas ao seu contexto e atribuem-lhes outras designações, através do processo da interpretatio, tal como aconteceu com Apolo e Héracles, e projectam-nas com forma humana.
Os cultos romanos de origem grega foram sujeitos a controlo religioso pelos romanos, através da entidade decemuiri sacris faciundis. Esta entidade tolerava e aprovava os novos cultos, mas também se responsabilizava pela sua organização. Os cultos báquicos foram uma das heranças principais dos gregos aos romanos.
Referências bibliográficas;
CENTENO, Rui Manuel Sobral (coord.) – Civilizações Clássicas II. Roma. Documento pdf. Manual de História das Civilizações Clássicas. 1º ciclo de Estudos em História. Acessível na Plataforma de E-Learning da Universidade Aberta.
Artigo publicado no Jornal da comunidade cientifica de língua portuguesa – A Pátria.
Diana Carvalho
Mestre em História e Património, membro do Conselho Científico da Revista Herança e colunista em a Pátria. Está actualmente integrada como técnica nas escavações arqueológicas do Castelo de Leiria. É também autora de artigos científicos na vertente do Património Cultural e da História.
Cultura, crenças e quotidiano na Roma Antiga
Fique a conhecer como se vivia da Roma Antiga:
a sua cultura, crenças, arquitetura, personalidades,
o que comiam, como se vestiam e como funcionava a sociedade.