Neste artigo fique a conhecer os cursos online e e-books através dos quais vai ficar a conhecer a história da arquitetura e os seus edifícios mais marcantes.
Vamos ainda refletir um pouco sobre o surgimento e evolução da arquitetura e a sua ligação à própria história das sociedades.
Guia de Paris – património arquitetónico
Viseu – história, cultura e arte
Guia de Roma – património arquitetónico
Évora – história, cultura e arte
O Jardim Japonês – espaço de serenidade e contemplação
Guia da Basílica de São Pedro
Guia da Catedral de Santiago de Compostela
A arquitetura
Desde os primórdios, os homens tiveram necessidade de se protegerem contra as variações climáticas e contra o perigo representado pelos animais selvagens.
Faziam construções rudimentares como cabanas com ramos e palha ou aproveitando cavernas.

Dolmen de Antelas, Oliveira de Frades, crédito Ken Williams, NatGeo
A verdadeira arquitetura só nasce quando os povos aprenderam a domesticar animais e a cultivar as terras, tornando-se sedentários.
Neste momento surgiu a necessidade de construir edifícios públicos duradouros e de se defenderem.
Os templos, túmulos, palácios e torres de vigia, para serem dignas de deuses, sacerdotes, reis e soldados, não podiam ser cabanas de lama, exigindo ao ser humano uma capacidade técnica, perícia e estética.
A história da arquitetura
A história da arte tem vindo a estudar o percurso da arquitetura desde as pirâmides egípcias, passando pelas catedrais góticas e pelos palácios renascentistas.
Tentado responder a questões como: quem encomendou, quem construiu, para quem se destinava, e qual a sua finalidade?
Porém, em épocas remotas torna-se muito difícil de responder a estas questões, principalmente quando já não existem os edifícios, e apenas temos alguns desenhos ou relatos da sua existência.
Sabemos no entanto, que a evolução da arquitetura está ligada aos materiais, aos meios de construção que dispunham, à revolução industrial e ao progresso da sociedade.
Foram-se igualmente criando novas necessidades, como a da higiene, conforto, funcionalidade, e novas tipologias, como aeroportos, fábricas e museus.
Os estilos arquitetónicos
Durante séculos foram criando uma grande variedade de estilos, produto da conjugação de vários
Cada um tem um local de nascimento e é portador de características próprias, que posteriormente foram difundidas pelas outras artes e por outros países.
Desenvolveram-se em várias vertentes adaptadas às culturas, gostos, necessidades e possibilidades.
Os edifícios tornaram-se peças num objeto estético e histórico, que exige que conheçamos:
A época.
O estilo.
A cultura.
O artista.
O encomendador.
E o seu destino, para a compreendermos convenientemente.
Guia de Paris – património arquitetónico
Viseu – história, cultura e arte
Évora – história, cultura e arte
Guia da Basílica de São Pedro
Guia da Catedral de Santiago de Compostela
Guia de Roma – património arquitetónico
Atualmente

Escola Primária Kéré, em Gando, Burkina Fasso. Francis Kéré – Prémio Pritzker 2022
Atualmente, a arquitetura determina o nosso quotidiano, o nosso estado de espírito, os nossos sentimentos e a nossa maneira de encarar o mundo.
Continua a ser um elemento integrante da paisagem e da cidade, à escala humana auxiliando o Homem no seu quotidiano, tornando-o mais cómodo e respeitando a sua história.
Desde o século XX que tende a ser protetora do ambiente e dá resposta a problemas ecológicos.
Com medidas de isolamento térmico e orientação solar, reduzindo custos de aquecimento, e com a utilização de materiais totalmente recicláveis.
O futuro
É-nos difícil saber quais serão as futuras tendências!
Ninguém sabe qual será o seu caminho, mas podemos adivinhar que se transformará e evoluirá enquanto o Homem se manifestar na Terra.
Independentemente do caminho que a espera, continuará a inspirar-se na natureza, tal como o voo das aves influenciou a aviação, e a responder e acompanhar as nossas recentes necessidades, como o têm vindo a fazer com novos materiais e formas que nos seduzem.
Cursos online e e-books relacionados
Nos cursos online conheça os exemplares mais emblemáticos da história da arquitetura, acompanhando a evolução dos seus estilos.
Aprenda a interpretar os edifícios arquitetónicos nos seus aspetos formais, culturais e históricos.
Uma vez que várias construções se prolongaram durante anos e até séculos, ou porque, devido a aumentos posteriores integraram uma linguagem artística ulterior, estes fantásticos edifícios tornaram-se ecléticos.
Daí que nos cursos online da Citaliarestauro.com aborda-se o valor histórico e artístico dos edifícios, dentro do período base a que correspondem.
Cada monumento é abordado de um ponto de vista artístico, histórico e cultural, porque quanto mais os entender, mais desfrutará dos seus conhecimentos.
Guia da Catedral de Santiago de Compostela

Diana Ferreira
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Museologia em Espanha (Valladolid).
Trabalhou na Galleria Nazionale d’Arte Moderna di Roma e na direção da Galleria dos Uffizi, em Florença.
Bolseira diversas vezes com projetos de estudo e trabalho em Itália e Espanha, foi formadora e professora responsável pela disciplina de História da Arte no Porto, e de Introdução à História da Arte, Iconografia e História da Arquitetura, na Academia de Arte em Florença.
Em 2014 publicou o livro Guia dos Tesouros Arquitetónicos. Lisboa, Chiado Editora, 2014, fruto de uma investigação aprofundada sobre os temas.