Tetramorfo | o que representa | Citaliarestauro.com

Tetramorfo | A representação dos quatro Evangelistas

O Tetramorfo constitui uma das representações dos Quatro Evangelistas.

Estes assumem uma iconografia particularmente rica e diferenciada, pela sua participação na produção da Bíblia. Assim, ao longo do tempo, podem ser representados como indivíduos ou como um conjunto, num formato muito interessante.

Analisemos esta representação no texto de Yolanda Silva.

Contém um vídeo explicativo.

Para conhecer em detalhe a iconografia cristã e sua representação na arte, veja os cursos online Iconografia dos Santos e Iconografia (Jesus e Maria).

Observemos a imagem seguinte.

tetramorfo tapeçaria de Pieter_van_Ae

Tapeçaria de Pieter van Aelst (séc. XVI) – Deus Pai com o os Quatro Apóstolos (Tetramorphos) (no Museu Nacional das Artes Decorativas, Madrid – Espanha).http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_van_Aelst_-_God_the_Father_with_the_symbols_of_the_fourth_apostles_(tetramorphos),_know_as_%22The_Trinity%22_-_Google_Art_Project.jpg

 

Podemos identificar, em primeiro lugar, Deus na Primeira Pessoa, ao centro, distinguindo o seu nimbo triangular (aponta para a Santíssima Trindade).

Sob essa figura, temos três animais e enfrentando-O, um anjo. Conhecendo o Novo Evangelho, podemos perceber que Deus Pai está rodeado pelos Quatro Apóstolos Evangelistas.

Estes, com frequência, surgem representados não apenas como pessoas ostentando determinados objetos como atributos, mas como animais (e um Anjo, no caso de São Mateus), orientando-nos para a sua autoria dos Evangelhos de Cristo.

Assim, esta figuração, a que chamamos Tetramorfo (tetra, do grego: quatro, e morfo, de morpho, em grego: forma), substituirá a figuração tradicional destes Apóstolos, salientando a sua importância como Evangelistas.

 

Pantocrator Tetramorfo

 

 

 

 

 

Pantocrator Tetramorfo.

http://livroquadrado.blogspot.pt/2013/02/o-homem-merkabah-do-senhor.html

 

 

 

 

Como podemos observar das imagens , o Tetramorfo é composto por um Anjo, um Leão, um Touro e uma Águia. Estas representações estão diretamente ligadas ao Evangelho respetivo de cada Apóstolo.

Os Quatro Evangelistas

o Anjo (ou um Homem) representa São Mateus, porque defender a humanidade de Cristo ao longo do seuArea iconografia testemunho. São Mateus simboliza o Nascimento e deve ser colocado à direita de Cristo;

o Leão representa São Marcos, porque começa o seu Evangelho com a previsão do Baptista («voz que clama do deserto»). Simboliza a Ressureição e fica igualmente à direita de Cristo;

– o Touro representa São Lucas, que fala do sacrifício de Zacarias, pai de São João Baptista (o animal escolhido para os sacrifícios era, geralmente, o touro). Além disto, fala alargadamente do sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando, por isso, a Paixão. Situa-se à esquerda de Cristo;

a Águia representa São João, que começa o seu Evangelho no Céu, debruçando-se sobre o espiritual. Segundo o bestiário, a águia será o único animal que pode olhar de frente o Sol, que, neste caso, será simbólico da pessoa divina. A Águia é representada à esquerda, acima do Touro.

Além do Tetramorfo  estes Apóstolos podem surgir simplesmente sentados, a escrever o seu Evangelho, junto ao seu animal simbólico.

Por vezes, o Anjo parece sussurrar ao ouvido de São Mateus.

São Marcos também é representado através de episódios narrados na Legenda Dourada, como o traslado do seu corpo para Veneza ou o milagre do escravo.

São Lucas como pintor , aludindo metaforicamente ao facto de ter sido quem melhor retratou a Virgem nos seus escritos.

Veja a representação do Tetramorfo no vídeo seguinte.

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu