Tetramorfo – o que representam as 4 figuras que rodeiam Deus em algumas das mais fascinantes obras da arte ocidental

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Tetramorfo | A representação dos quatro Evangelistas

O Tetramorfo constitui uma das representações dos Quatro Evangelistas.

Estes assumem uma iconografia particularmente rica e diferenciada, pela sua participação na produção da Bíblia.

Assim, ao longo do tempo, podem ser representados como indivíduos ou como um conjunto, num formato muito interessante.

Contém um vídeo explicativo.

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Observemos a seguinte representação do Tetramorfo

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Tapeçaria de Pieter van Aelst (séc. XVI) – Deus Pai com o os Quatro Apóstolos (Tetramorphos) (no Museu Nacional das Artes Decorativas, Madrid – Espanha).

 

Podemos identificar, em primeiro lugar, Deus na Primeira Pessoa, ao centro, distinguindo o seu nimbo triangular (aponta para a Santíssima Trindade).

Sob essa figura, temos três animais e enfrentando-O, um anjo.

Conhecendo o Novo Evangelho, podemos perceber que Deus Pai está rodeado pelos Quatro Apóstolos Evangelistas.

Estes, com frequência, surgem representados não apenas como pessoas ostentando determinados objetos como atributos.

Mas também como animais (e um Anjo, no caso de São Mateus), orientando-nos para a sua autoria dos Evangelhos de Cristo.

O que significa Tetramorfo

A esta figuração chamamos Tetramorfo (tetra, do grego: quatro, e morfo, de morpho, em grego: forma).

Substituirá a figuração tradicional destes Apóstolos, salientando a sua importância como Evangelistas.

 

Pantocrator Tetramorfo

Pantocrator Tetramorfo.

 

Como podemos observar das imagens , o Tetramorfo é composto por um Anjo, um Leão, um Touro e uma Águia.

Estas representações estão diretamente ligadas ao Evangelho respetivo de cada Apóstolo.

Os Quatro Evangelistas

Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são:

  • Evangelho segundo Mateus
  • Evangelho segundo Marcos
  • Evangelho segundo Lucas
  • Evangelho segundo João

Mateus

o Anjo (ou um Homem) representa São Mateus, por defender a humanidade de Cristo ao longo do seuArea iconografia testemunho.

São Mateus simboliza o Nascimento e deve ser colocado à direita de Cristo.

Marcos

o Leão representa São Marcos, porque começa o seu Evangelho com a previsão do Baptista («voz que clama do deserto»).

Simboliza a Ressurreição e fica igualmente à direita de Cristo.

Lucas

– o Touro representa São Lucas, que fala do sacrifício de Zacarias, pai de São João Baptista (o animal escolhido para os sacrifícios era, geralmente, o touro).

Além disto, fala alargadamente do sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando, por isso, a Paixão. Situa-se à esquerda de Cristo.

João

a Águia representa São João, que começa o seu Evangelho no Céu, debruçando-se sobre o espiritual.

Segundo o bestiário, a águia será o único animal que pode olhar de frente o Sol, que, neste caso, será simbólico da pessoa divina.

A Águia é representada à esquerda, acima do Touro.

Outras representações dos Evangelistas

Além do Tetramorfo  estes Apóstolos podem surgir simplesmente sentados, a escrever o seu Evangelho, junto ao seu animal simbólico.

Por vezes, o Anjo parece sussurrar ao ouvido de São Mateus.

São Mateus e o Anjo 1602

São Mateus e o Anjo, Caravaggio, 1602

São Marcos também é representado através de episódios narrados na Legenda Dourada, como o traslado do seu corpo para Veneza ou o milagre do escravo.

Corpo de São Marcos chegando à Veneza. Mosaico na fachada da Basílica de São Marcos.

Corpo de São Marcos chegando à Veneza. Mosaico na fachada da Basílica de São Marcos.

 

São Lucas como pintor , aludindo metaforicamente ao facto de ter sido quem melhor retratou a Virgem nos seus escritos.

São Lucas desenhando a Virgem

Veja a representação do Tetramorfo no vídeo seguinte.

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Porquê a análise iconográfica de obras de arte?

Desde muito cedo, signos, símbolos e ícones de toda a espécie têm servido como uma das mais eficazes formas de comunicação.

Símbolos e ícones que podem assumir um significado diferente mediante o contexto do objeto ou local em que se encontra, ou da pessoa que o vê, mas que, habitualmente, é relativamente homogéneo.

São estes símbolos que nos permitem identificar, em história da arte, as personagens representadas. Através dos seus atributos e representações mais comuns.

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