As Obras Perdidas (e Reencontradas) de Rembrandt

Rembrandt | 15 de Julho de 1606 – 4 de Outubro de 1669 | um dos grandes mestres da pintura holandesa.

Conheça um pouco melhor este artista do barroco e algumas curiosidades sobre as suas obras.

Artigo da autoria de Rute Ferreira

rembrant 1

Rembrandt Harmenszoon van Rijn

Você com certeza já ouviu falar de Rembrandt ou conhece algumas das obras dele, como Ronda Noturna ou o Retorno do Filho Pródigo.

The_Nightwatch_by_Rembrandtweb

Rembrandt Harmenszoon van Rijn é um dos principais artistas do período barroco é um verdadeiro mestre da pintura holandesa.  Nascido em Leida, no dia 15 de julho de 1606, e de origem humilde, ele alcançou sucesso ainda bem jovem, sendo considerado o artista mais requisitado – e mais caro – da região em sua época.

Embora os anos finais de sua vida tenham sido difíceis, principalmente no sentido financeiro, a reputação dele como grande artista perdurou por toda sua vida e se mantém até hoje.

A Ronda Nocturna, Rijksmuseum, Amsterdão

A obra de Rembrandt, composta sobretudo de temas religiosos e de retratos é um dos maiores legados do século de ouro da pintura holandesa.

O desaparecimento – e reaparecimento – de algumas de suas obras.

Um fato curioso, porém, também marca a produção de Rembrandt : o desaparecimento – e reaparecimento – de algumas de suas obras.


Apenas para relembrar, leia aqui o artigo sobre o roubo ao Museu Isabella Stewart Gardner. Na ocasião, a obra Tempestade no Mar da Galiléia foi levada e permanece desaparecida.


Final diferente teve a obra São Lucas Evangelista, que havia sido roubada em 1979, no Castelo Cini di Monselice, no norte da Itália. Acontece que o tempo passou e com a tecnologia, foi criado um banco de dados de bens culturais desaparecidos por roubo, é assim que a peça foi levada a uma casa de leilões pelo colecionador que a comprou e desconhecia sua procedência. A polícia italiana pôde intervir e ela foi devolvida a Fundação Como, depois de 35 anos desaparecida.

Algumas obras também são reencontradas por acaso. Em 2012, a tela O Velho Rabino foi autenticada por Ernst van de Wetering, um dos maiores especialistas na obra de Rembrandt. Ela estava em Woburn Abbey, residência dos duques de Bedford, que mesmo possuindo uma enorme coleção de obras de arte, ficaram surpresos com a descoberta.

 

Conheça Mercado de Arte

Um pouco mais curiosa foi a descoberta do quadro O Doente Inconsciente, de 1624. Ela foi encontrada no porão (isso mesmo, no porão!) de uma casa nos Estados Unidos. O quadro faz parte do conjunto dos primeiros trabalhos do pintor e foi encontrada por acidente durante a faxina da casa. Então ela foi vendida sem que se tivesse ideia de que se tratava de um Rembrandt autêntico. Posta em leilão, a galeria Talabardon & Gautier fez o arremate da pintura por um milhão de dólares.

rembrant 2

Já recentemente, no primeiro semestre de 2018, uma pintura leiloada por 148 mil euros, de 1634, foi também reconhecida como uma obra de Rembrandt. Retrato de Um Jovem foi comprada em 2016 pelo especialista em arte Jan Six, durante um leilão na Christie’s. Ao vê-la, Six teve certeza de ser obra do pintor holandês. Depois da compra, a obra passou por análises e o especialista não tinha se enganado: a pintura fora produzida por Rembrandt.

rembrant 3

Por ter sido um artista muito profícuo, é natural que ainda possamos ver outras notícias semelhantes em breve – e é bom prestarmos atenção às paredes de casa, não é?

Conheça melhor este artista no artigo “A Humanidade transcendental em Rembrandt”


Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Cursos e e-books da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu