O que é património imaterial?

o que é património imaterial

Neste artigo vamos ver o que é património imaterial e qual a origem deste conceito.

Texto: Emília Mori Sarti Fernandes, autora do curso Linhas gerais de gestão museológica. e Património Cultural.

Imagem de capa: Griot (transmissão de conhecimento oral tradicional da África). Fonte: http://www.iamhiphopmagazine.com/thegriottradition

O que é património imaterial

A resposta à questão o que é patrimonio imaterial foi ampliada a partir de meados da década de 1950, integrando progressivamente o conjunto de testemunhos materiais do homem e do seu meio, assim abarcando a noção de algo abstrato como parte integrante do sentido de Patrimônio. Aqui citamos o patrimônio pela definição de Quebec:

  “Pode ser considerado como patrimônio todo objeto ou conjunto, material ou imaterial, reconhecido e apropriado coletivamente por seu valor de testemunho e de memória histórica e que deve ser protegido, conservado e valorizado” (Arpin, 2000).

Ou seja, o significado de o que é patrimonio imaterial abarca também os bens ou valores naturais ou criados pelo homem, materiais ou imateriais, sem a definição do tempo e do lugar, herdados de seus ancestrais, conservados e resguardados com o intuito de transmitirem a gerações futuras.

Ressaltamos que, embora sejam herdados, há diferença entre os significados de patrimônio e de herança.

Por essa razão, com repercussão mundial, foi aprovado na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial a seguinte definição:

“Entende-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e saber-fazer – assim como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como fazendo parte de seu patrimônio cultural. Esse patrimônio cultural imaterial transmitido de geração em geração é recriado permanentemente pelas comunidades e grupos em função de seu meio, de sua interação com a natureza e de sua história, e lhes confere um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para os fins da presente Convenção, só será levado em consideração o patrimônio cultural imaterial conforme os instrumentos internacionais existentes relativos aos direitos do homem, e de acordo com a exigência do respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e de um desenvolvimento sustentável” (UNESCO, 2003).

  Leia aqui o texto completo.

Ainda na mesma linha, Smith afirma e clarifica o que é patrimonio imaterial :

“O patrimônio é o processo cultural ou o resultado daquilo que remete aos modos de produção e de negociação ligados à identidade cultural, à memória coletiva e individual e aos valores sociais e culturais” (Smith, 2006).


Se é importante perceber o que é patrimonio imaterial também é importante saber como preservar este património. E como sensibilizar as nossas crianças e jovens para a sua salvaguarda.

Sabe que tem à sua disposição um Kit de recolha de património imaterial?

Carregue  aqui

A Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial» promove uma abordagem integrada à realidade cultural das comunidades locais, através da utilização das suas diversas fichas, quer as destinadas à recolha de património imaterial (“Saberes e Ofícios Tradicionais”, “Tradições Festivas” e “Tradições Orais”), quer as de registo de património material (“Lugares”, “Edifícios” e “Objetos”), destinadas a uso conjunto num mesmo projeto educativo.

Tal como a publicação da DGPC que se encontra na origem da Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial», este instrumento educativo foi elaborado atendendo à importância que a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003) confere à implementação de «programas educativos, de sensibilização e informativos destinados ao público, nomeadamente aos jovens», com vista a assegurar a valorização social do património cultural imaterial (artigo 14.º).

Saiba mais sobre Património Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu