cursos online de historia da arquitetura

Newsletter

Nos cursos online sobre historia da arquitetura mundial fique a conhecer a evolução da arquitetura e os principais estilos e monumentos.

Aprenda a analisar obras de arquitetura no seu contexto histórico.

Saiba como analisar estilos arquitetónicos, com a explicação artística e cultural da sua época.

 

A historia da arquitetura mundial

Desde os primórdios, os homens tiveram necessidade de se protegerem contra as variações climáticas e contra o perigo representado pelos animais selvagens. Fizeram construções rudimentares como cabanas com ramos e palha ou aproveitando cavernas.

A verdadeira historia da arquitetura mundial só nasce quando os povos aprenderam a domesticar animais e a cultivar as terras. Tornaram-se sedentários. Surgiu então a necessidade de construir edifícios públicos e de defesa duradouros.

Os templos, túmulos, palácios e torres de vigia, para serem dignas de deuses, sacerdotes, reis e soldados, não podiam ser cabanas de lama, exigindo ao ser humano uma capacidade técnica, perícia e estética.

Durante séculos foram-se criando uma grande variedade de estilos. Produto da conjugação de vários fatores histórico-culturais e artísticos.

A historia da arquitetura exige que conheçamos a época, o estilo, a cultura, o artista, o encomendador e o seu destino, para a compreendermos convenientemente.

historia da arquitetura esquema

A história da arte tem vindo a estudar o percurso da arquitetura desde as pirâmides egípcias, passando pelas catedrais góticas e pelos palácios renascentistas, tentado responder a questões como: quem encomendou, quem construiu, para quem se destinava, e qual a sua finalidade?

A evolução da arquitetura

Porém, numa época tão remota torna-se muito difícil de responder a estas questões, principalmente quando já não existem, e apenas temos alguns desenhos ou relatos da sua existência.

Sabemos no entanto, que a evolução da historia da arquitetura mundial está ligada aos materiais, aos meios de construção que dispunham, à revolução industrial e ao progresso da sociedade que foi criando novas necessidades, como a da higiene, conforto, funcionalidade, e novas tipologias, como aeroportos, fábricas e museus.

história da arquitetura mundial guggenheim bilbau
Museo Guggenheim Bilbao

Pode ter interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu