A Direção Geral do Património Cultural de Castela e Leão, disponibiliza gratuitamente duas publicações sobre Gestão de Riscos em Património Cultural , em formato pdf e epub.
Tratam-se de publicações do “I Encontro Luso-Espanhol sobre Gestão de Risco e Emergências no Património Cultural”, que, embora realizado em outubro de 2017, em Amarante, Portugal, aborda questões cada vez mais prementes.
A publicação aborda questões como os riscos para o património em ambientes florestais durante a ocorrência de incêndios, ações na luta contra a desapropriação de património ou metodologias de prevenção e preparação para os riscos.
Pode descarregar estas duas publicações gratuitamente no final deste artigo.
O que é a gestão de riscos para o Património Cultural
A avaliação e gestão de riscos para o Patrimônio Cultural referem-se a processos sistemáticos utilizados para
Estes processos são fundamentais para garantir a conservação e proteção de elementos de valor histórico, artístico, arqueológico e cultural para as gerações presentes e futuras.
Como se põe em prática a gestão de riscos
Trata-se de implementar estratégias e ações que visam evitar ou minorar os impactos das ameaças aos bens culturais identificadas em fase de avaliação de riscos utilizando boas práticas de acordo com parâmetros e processos previamente estabelecidos.
Organismos como a UNESCO, o ICCROM e o ICOMOS desenvolvem ferramentas e diretrizes específicas para o Património Cultural.
Também se realizam sistematicamente encontros e trocas de informação e experiências relativos à proteção do Património Cultural produzindo-se informação de grande importância como os documentos que disponibilizamos.
2 publicações gratuitas em português e espanhol sobre gestão de riscos
Desafios na gestão de riscos em património cultural
Compilação das apresentações técnicas do “I Encontro Luso-Espanhol sobre Gestão de Risco e Emergências no Património Cultural”, realizado em outubro de 2017, em Amarante, Portugal. A publicação aborda questões como os riscos para o património em ambientes florestais durante a ocorrência de incêndios, ações no lutar contra a desapropriação de património ou metodologias de prevenção e preparação para os riscos.
Pode descarregar na ligação:
Guia de prevenção de incêndios para edifícios de interesse patrimonial
O objetivo deste guia de gestão de riscos é que as pessoas responsáveis por edifícios de interesse histórico-artístico ou por pequenas instituições culturais estejam cientes da necessidade de estabelecer diretrizes básicas de prevenção que reduzam a probabilidade de ocorrência de um acidente, sejam capazes de planear procedimentos de ação que, na medida do possível, garantam a segurança das pessoas, bem como os ativos de imóveis de interesse patrimonial e saibam como agir e a quem se dirigir, caso o incidente ocorra.