visite a exposição virtual “Um mundo de máscaras”

Newsletter

No dia 18, Dia Internacional dos Museus, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição virtual “Um Mundo de Máscaras”. A exposição virtual tem parceria com quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.


A Máscara

Se nos perguntássemos qual o objeto que mais domina o nosso quotidiano atualmente, sem dúvida que “a máscara” seria a resposta. É, agora, a peça indispensável. E representa proteção e o progressivo regresso a uma “quase normalidade”.

As máscaras têm sido utilizadas ao longo da história em diferentes contextos e ocasiões. Encontramos máscaras de proteção, máscaras funerárias, utilizadas em rituais de passagem à vida adulta ou de celebração das colheitas. Sem esquecer as máscaras associadas ao carnaval ou as que acompanham festividades centradas na crítica social e de costumes.

No teatro e na dança a máscara é utilizada em diferentes culturas e diferentes latitudes. No Ocidente, no Japão, na América do Sul ou na Tailândia, estas expressões artísticas na sua forma tradicional têm associado o uso de máscara. Esta é mesmo o símbolo da arte teatral.

 


exposição virtual “Um Mundo de Máscaras”

A exposição virtual engloba máscaras de África, América, Ásia e Europa. Máscaras com diferentes expressões artísticas e diferentes funções sociais.

Na exposição virtual cada peça é acompanhada de uma identificação e explicação. Transcrevemos o texto de apresentação da exposição;

A exposição virtual “Um Mundo de Máscaras” tem como intuito promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção.

Esta exposição pretende ainda ser rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspetiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara.

Na coleção reunida, agrupámos máscaras de diferentes museus em Portugal, e provenientes dos quatro cantos do mundo. Com o intuito de apresentar as histórias por detrás de cada um destes objetos, procurámos aproximar diferentes culturas e derrubar preconceitos, encontrar convergências e divergências nas suas funcionalidades, bem como perscrutar características que as tornam cúmplices entre si, independentemente da sua origem.

As máscaras escondem o rosto, retirando-lhe qualquer tipo de expressão, personalidade ou vida, desafiando-nos a conhecer o olhar daquele que escolhe ou é impelido a usá-la. Um olhar sob outro ponto de vista.


Conheça a influência das máscaras africanas na pintura de vanguarda europeia no artigo “Influência da arte africana no cubismo”.


Aprenda mais sobre história e história da arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu