visite a exposição virtual “Um mundo de máscaras”

No dia 18, Dia Internacional dos Museus, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição virtual “Um Mundo de Máscaras”. A exposição virtual tem parceria com quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.

Visite a exposição aqui


A Máscara

Se nos perguntássemos qual o objeto que mais domina o nosso quotidiano atualmente, sem dúvida que “a máscara” seria a resposta. É, agora, a peça indispensável. E representa proteção e o progressivo regresso a uma “quase normalidade”.

As máscaras têm sido utilizadas ao longo da história em diferentes contextos e ocasiões. Encontramos máscaras de proteção, máscaras funerárias, utilizadas em rituais de passagem à vida adulta ou de celebração das colheitas. Sem esquecer as máscaras associadas ao carnaval ou as que acompanham festividades centradas na crítica social e de costumes.

No teatro e na dança a máscara é utilizada em diferentes culturas e diferentes latitudes. No Ocidente, no Japão, na América do Sul ou na Tailândia, estas expressões artísticas na sua forma tradicional têm associado o uso de máscara. Esta é mesmo o símbolo da arte teatral.

Passe com o cursor sobre as imagens para identificação


[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widgets_ImageGrid_Widget”][/siteorigin_widget]

exposição virtual “Um Mundo de Máscaras”

A exposição virtual engloba máscaras de África, América, Ásia e Europa. Máscaras com diferentes expressões artísticas e diferentes funções sociais.

Na exposição virtual cada peça é acompanhada de uma identificação e explicação. Transcrevemos o texto de apresentação da exposição;

A exposição virtual Um Mundo de Máscaras tem como intuito promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção.

Esta exposição pretende ainda ser rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspetiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara.

Na coleção reunida, agrupámos máscaras de diferentes museus em Portugal, e provenientes dos quatro cantos do mundo. Com o intuito de apresentar as histórias por detrás de cada um destes objetos, procurámos aproximar diferentes culturas e derrubar preconceitos, encontrar convergências e divergências nas suas funcionalidades, bem como perscrutar características que as tornam cúmplices entre si, independentemente da sua origem.

As máscaras escondem o rosto, retirando-lhe qualquer tipo de expressão, personalidade ou vida, desafiando-nos a conhecer o olhar daquele que escolhe ou é impelido a usá-la. Um olhar sob outro ponto de vista.


Conheça a influência das máscaras africanas na pintura de vanguarda europeia no artigo “Influência da arte africana no cubismo”.


 

[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu