o que é isso da black friday ?

Newsletter

o que é a black friday ?

Black friday 1869

Fotografia da lousa na Sala do Ouro de Nova York, em 24 de setembro de 1869, mostrando a queda do preço do ouro. A legenda manuscrita de James A. Garfield indica que foi usada como prova perante o Comitê de Moeda e Bancos durante as audiências de 1870. (Wikipedia)

A origem da expressão black friday

Os descontos da “sexta feira negra” tiveram a sua origem nos Estados Unidos da América e dão inicio ao período de compras natalícias.

Este dia segue-se a o Dia de Ação de Graças, o feriado norte americano de reunião familiar por excelência.

A expressão poderá ter surgido no início dos anos 90 em Filadélfia quando a polícia local denominava Blackfriday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Isto devido ao grande número de pessoas na rua e congestionamentos de tráfego.

Ou poderá estar associado à crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Uma sexta feira negra (24 de setembro de 1869) de loucura e desvario na bolsa de Nova Iorque. Orquestrada por 2 investidores – Jason Gould e James Fisk – que, através de informações privilegiadas oriundas de relacionamentos com familiares do próprio Presidente Ulysses S. Grant levaram à queda da cotação do ouro. As consequências foram financeiras mas igualmente políticas.

O que acontece

Primeiro nos Estados Unidos, e hoje na maioria dos países ocidentais o comércio oferece descontos. É só isto!

Que se transforma nalguns casos em intermináveis filas, desacatos no interior das lojas, necessidade de intervenção policial, etc, etc. Ou apenas em grupos de pessoas que se concentram em determinados locais para “comprar”.

Uma festa da abundância?

Olhando para a história de diferentes sociedades e culturas é recorrente a determinação de dias de celebração. As festas das colheitas são disso exemplo. Num dia estabelecido as pessoas concentram-se em determinados locais e festeja-se a abundância através de celebrações e rituais.

Pode ler sobre algumas das festividades gregas.

Será a black friday um pouco isto? Uma espécie de ritual de celebração da abundância nas sociedades de consumo?

 

A sua opinião:

Será a black friday uma espécie de ritual de celebração da abundância nas sociedades de consumo?

Obrigado!

Cursos online em promoção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu