Sabia que os nomes das estações no calendário grego tinham a ver com as olimpíadas?

o calendário grego

No período Clássico da Grécia o sistema de calendarização chamava-se Helénico. Os nomes de cada estação tinham a ver com a celebração das olimpíadas. De entre os calendários que compunham este sistema o mais conhecido era o Ático, que era sobretudo usado na cidade de Atenas.

o sistema Ático

Era um sistema lunissolar, ou seja, calculado sobre a revolução da lua, de acordo com o ano solar e que possuia 354 dias. Isto fazia com que a cada dois anos, existisse um décimo terceiro mês (embolismal).

O ano grego iniciava com o Equinócio de Outono. Cada mês estaria ligado a uma divindade e a determinadas festividades religiosas particulares, herdando daí os seus nomes.

Os meses de Verão eram, então:curso de mitologia grega calendario grego

  • Hécatombeon
  • Métagitnion
  • Boédromión

Os de Outono:

  • Pyanepsión
  • Maemactérión
  • Posideón

Os de Inverno:

  • Gamélión
  • Anthestérión
  • Élapghébolión

E os de Primavera:

  • Munichión
  • Thargélión
  • Scirophorión

As festividades do calendário grego

No curso de mitologia online fique a conhecer algumas das mais importantes festividades do calendário grego .

Na cidade de Atenas, havia ainda algumas celebrações de grande relevo: como as Panateneias e as festas Pan-Helénicas. Estas manifestações religiosas eram de grande relevância para a cidade, na medida em que as suas cerimónias tinham como fim garantir a prosperidade do povo e a fertilidade do solo.

As Panateneias

curso de mitologia online vaso PanateneiasAtletas em corrida durante os jogos das Panateneias. Vaso grego de terracota datado de cerca de 530 a.C..

Assim, é fixado um calendário de festas ligadas à mitologia grega cujos benefícios recaem sobre todos os habitantes gregos.

São executados grandes sacrifícios, dos quais todos podem consumir parte da carne. São realizados ritos de passagem, são organizadas procissões, feitos juramentos, corridas, danças e cantares.

curso de mitologia grega Calendário festividades gregas

As festas Pan-Helénicas

Ao longo das Panateneias, que eram realizadas em favor de Atena, entre o culto, os sacrifícios e as procissões, há uma festa de proporções colossais que servirá para alimentar toda a população. São feitos concursos e os vencedores são honrados com ânforas panatenaicas, plenas de azeite das oliveiras sagradas da deusa.

As festas Pan-Helénicas são possivelmente das mais célebres. Direccionadas para concursos atléticos, musicais, poéticos, defrontam-se atletas vindos de toda o mundo helénico. As festas pan-Helénicas de maior relevância eram aquelas que decorriam em Olímpia, Nemeia, Istmo e em Delfos.

Em tempos de guerra era proclamada uma trégua sagrada e eram celebrados jogos. Veremos isso, por exemplo, na Guerra de Tróia.

Um rito menos conhecido, mas igualmente interessante, era o das Oscofórias. Menos conhecidas, eram ritos associados a Dioniso e a Atena, realizados por Outubro, após a vindima e pisa das uvas. Consistia de uma procissão, feita por dois jovens vestidos de túnicas, com um ramo de vinha onde estivessem carregado o mais belo cacho de uvas.


Aprenda muito mais sobre a Grécia Antiga no Curso online Mitologia grega e romana

No curso de mitologia grega e romana conheça as principais divindades, heróis e os episódios mais importantes na cultura clássica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu