Berthe Morisot foi um dos grandes vultos do impressionismo. Juntamente com Claude Monet, Paul Cézanne, Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley, Edgar Degas, entre outros fez parte do grupo de artistas que realizou em 1874 a primeira exposição impressionista, no estúdio do fotógrafo Nadar.
A artista Berthe Morisot marcou assim uma das grandes viragens artísticas do sec. XIX.
Autorretrato, Berthe Morisot, Musée Marmottan Monet, Paris, France, óleo sobre tela, 50 x 61 cm
https://www.wikiart.org/en/berthe-morisot/self-portrait-1885
Berthe expôs pela primeira vez os seus trabalhos – duas paisagens – no Salão de Paris, em 1864, patrocinado pela Académie des beaux-arts de Paris. Tinha apenas 23 anos.
A Exposição de 1874
A Exposição dos Impressionistas de 1874 marcou definitivamente a rutura com os cânones académicos.
Esta exposição independentes realizou-se em 1874 no atelier do fotógrafo Félix Nadar.
Claude Monet, Paul Cézanne, August Renoir, Alfred Sisley, Camille Pissarro, Berthe Morisot e Edgar Degas, são alguns entre 29 participantes.
Foi nesta exposição que nasceu a expressão “Impressionismo”. O crítico de arte Louis Leroy, com a intenção de menosprezar este novo tipo de arte, utilizou esta designação a partir da obra exposta de Claude Monet, Impressão, Nascer do Sol.
Berthe Morisot e o Impressionismo
As obras de Berthe Morisot enquadram as grandes linhas e princípios do movimento impressionista.
Conheça o movimento impressionista no artigo “Impressionismo – Quais as caraterísticas do movimento impressionista?”
Captar o momento
A pintura deveria ser capaz de captar o momento, o instante modelado pela luz e pelo movimento.
Luz e cor
As figuras mudam de cambiante conforme o momento do dia e a incidência da luz.
Pintura ao ar livre
Privilegiavam a pintura realizada em exterior, ao ar livre, que permitia a captação das variações de cor da Natureza.
Caça da borboleta, Museu do Impressionismo, Paris.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Berthe_Morisot#/media/File:Berthe_Morisot_Ca%C3%A7a_de_borboleta.jpg
Os temas preferidos eram temas sobre a Natureza, sobretudo paisagens.
Sombras
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impressão visual que nos causam; não escuras ou pretas. A ausência de preto é outra das caraterísticas apontadas à pintura impressionista.
Assim, os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos recorrendo a cores complementares e não ao jogo de claro / escuro.
Cores
As cores e tons não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e dissociadas nos quadros em pinceladas soltas. As cores e tons passam a ser apropriadas pelo observador. A construção das tonalidades passa a ser fundamentalmente óptica.
Ausência de desenho
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
Berthe Morisot, “A filha da artista com a sua ama”. Detalhes dos contornos das figuras sem desenho
en.wikipedia.org/wiki/Berthe_Morisot#/media/File:Morisot_TheArtistsDaughterJulieWithHerNanny_MIA_9640.jpg